Apenas um brasileiro venceu etapa do Tour de France: detalhes da corrida

Numa viagem no tempo de exatos 30 anos, revisitamos o momento épico em que um ciclista brasileiro, Mauro Ribeiro, conquistou uma etapa do prestigiado Tour de France. Esse feito singular permanece na memória, sendo o único triunfo de um brasileiro na renomada competição europeia. Dos poucos compatriotas que participaram do Tour, como Murilo Fischer, Renan Ferraro, Luciano Pagliarini, Wanderley Magalhães, e o próprio Mauro Ribeiro, este último foi o único a subir ao pódio.

O inesquecível acontecimento se deu em 14 de julho de 1991, curiosamente no mesmo dia que celebra o principal feriado francês, o Dia da Bastilha. Na cidade de Rennes, o paranaense Mauro Ribeiro consagrou-se vencedor da etapa do Tour, assegurando uma margem de 22 centímetros de vantagem.

girodociclismo.com.br apenas um brasileiro venceu etapa do tour de france detalhes da corrida brasil 1
Arquivo pessoal Mauro Ribeiro

Ribeiro, já campeão mundial júnior no ciclismo de pista, despertou a atenção das equipes europeias e, em 1986, integrou a extinta equipe de ciclismo francesa RMO. No Tour, sua missão principal era apoiar o capitão da equipe, Charly Mottet, na busca pelo título. No entanto, Mauro também tinha suas chances individuais de vitória em etapas.

girodociclismo.com.br apenas um brasileiro venceu etapa do tour de france detalhes da corrida brasil 2
Arquivo pessoal Mauro Ribeiro

Na oitava etapa, Mottet enfrentou dificuldades, perdendo tempo significativo. A partir desse momento, os demais atletas da equipe receberam a autorização para buscar vitórias pessoais. Mauro Ribeiro não hesitou e aproveitou a primeira oportunidade que teve. Na nona etapa, entre Alençon e Rennes, ele emergiu de uma fuga de 16 ciclistas, escolhendo o momento certo para atacar no último quilômetro e conquistar a vitória. Laurent Jalabert, Dmitri Konychev e Giuseppe Calcaterra foram os ciclistas que chegaram logo após o brasileiro.

Em entrevista à ESPN, Mauro, que hoje é empresário, relembrou aquele dia emocionante. “É uma coisa que hoje eu acho que idealizo muito mais o feito do que naquele momento. Naquele momento, você está envolvido na competição, nas funções que está cumprindo, faltavam alguns dias para o Tour acabar. Foi muito marcante não só para a minha carreira, mas como um ato simbólico para a globalização do ciclismo, que era muito mais concentrado na Europa.”

girodociclismo.com.br apenas um brasileiro venceu etapa do tour de france detalhes da corrida brasil 3
Arquivo pessoal Mauro Ribeiro

Sobre o último quilômetro da corrida, Ribeiro recorda: “Olhei para trás porque eu estava no limite. Eu estava a 65 km/h! É difícil ir mais rápido em uma situação como aquela ali. Eu tenho o photo finish, foram 22 centímetros para eu ter perdido a corrida”.

Após a vitória, a importância de Ribeiro na equipe cresceu imediatamente. “Transformou minha carreira e meu status em relação aos grandes nomes. Greg LeMond, Gianni Bugno, chegaram e falaram ‘bem-vindo’ ao clube. São 200 que largam, mas menos de 10% têm a oportunidade de vencer dentro do Tour”, destaca o ciclista brasileiro. Na mesma edição do Tour, Ribeiro conquistou outro bom resultado, um terceiro lugar na 15ª etapa, encerrando assim sua participação nessa memorável jornada pelo ciclismo internacional.

girodociclismo.com.br apenas um brasileiro venceu etapa do tour de france detalhes da corrida brasil 4
Arquivo pessoal Mauro Ribeiro
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.