Após fracasso em Paris, ex Campeão Olímpico de Triathlon desiste de aventura no World Tour
Kristian Blummenfelt, campeão olímpico de Triathlon em Tóquio 2021, gerou polêmica no início deste ano ao expressar seu desejo de competir e vencer o Tour de France em 2028. Aos 30 anos, o triatleta norueguês estava ligado a uma possível transferência para a Jayco AlUla a partir de 2025.
No entanto, esses planos devem ser adiados, pois ele decidiu manter sua carreira no Triathlon, especialmente nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
“Falhamos nos Jogos Olímpicos de Paris”
A decisão de adiar as ambições no ciclismo foi confirmada por seu treinador, Olav Aleksander Bu, após uma atuação abaixo das expectativas no triatlo olímpico, onde Blummenfelt terminou em 12º lugar.
“Nós falhamos no projeto [de vencer as Olimpíadas]? Sim, falhamos”, afirmou Blummenfelt em um vídeo publicado em seu canal no YouTube.
“Quando você chega em 12º em Paris, você está falhando no projeto de voltar para a piscina curta. Essa é a dura realidade”, complementou Blummenfelt.
Seu treinador Olav Bu comentou sobre a mudança de foco, ressaltando que, o norueguês competirá nas distâncias de IRONMAN, até o principal objetivo que será o Triathlon olímpico dos Jogos de Los Angeles em 2028. “Decidimos focar em Los Angeles 2028. Estamos confiantes de que é possível trabalhar na distância IRONMAN até os Jogos. Queremos tentar mais uma vez”, disse Bu à revista Velo.
No entanto, Blummenfelt estará se aproximando de seu 35º aniversário, quando cruzar a linha de chegada do Triathlon em Los Angeles 2028.
Rumores sobre o ingresso no WorldTour
No final de julho, as declarações de Bu ganharam repercussão no meio do ciclismo, quando ele revelou a possibilidade de um acordo futuro com a equipe australiana Jayco AlUla, impulsionado pelas parcerias compartilhadas com as marcas Giant e Cadex.
“É 90 por cento provável que pedalaremos no ano que vem”, afirmou Bu em julho, destacando que ainda havia detalhes a serem resolvidos. “Não vamos pedalar gradualmente. Queremos fazer a diferença. Temos que conseguir uma camisa amarela do Tour de France. É simples assim”, declarou Bu ao canal norueguês TV2.