Eli Iserbyt, campeão nacional da Bélgica de Ciclocross, foi suspenso pela UCI por três corridas após um incidente com o holandês Ryan Kamp durante uma competição em Beringen. A confusão resultou também, em uma multa adicional para Iserbyt, além da multa inicial que ele já havia recebido.
Incidente e desclassificação
No último fim de semana, Lars van der Haar conquistou a primeira vitória dos rankings belga da temporada, mas o destaque acabou sendo um incidente envolvendo Iserbyt e Ryan Kamp.
Durante uma corrida, os dois ciclistas colidiram, o que provocou a frustração de Iserbyt, que, em um momento de descontrole, pisou na roda de Kamp. O belga foi imediatamente desclassificado da prova e, apesar de ter expressado arrependimento logo após o ocorrido, isso não o isentou de diversas críticas.
Reveja o incidente
Punições adicionais da UCI
Inicialmente, Iserbyt havia sido multado em 100 francos suíços pela UCI, e tudo indicava que essa seria sua única punição. No entanto, a entidade decidiu aplicar uma suspensão adicional de três provas, além de uma multa extra de 2.500 francos suíços.
Com isso, Iserbyt fica fora de competições importantes do calendário do Ciclocross, como o Exact Cross em Essen, o Telenet Superprestige em Ruddervoorde e a prova em Heerde, na Holanda.
Reações à suspensão
Jurgen Mettepenningen, diretor da equipe Pauwels Sauzen-Bingoal, equipe de Eli Iserbyt, manifestou sua decepção com a decisão da UCI, em um comunicado oficial.
“Eli já pediu desculpas publicamente, assim como diretamente a Kamp. Esperávamos que a desclassificação e a multa inicial o caso se encerrasse”. Ele acrescentou que a suspensão de Iserbyt terá impacto no ranking do Superprestige e prejudicará os organizadores das competições afetadas com as taxas de participação.