Campeão olímpico de estrada pode ficar fora dos Jogos de Paris, “falta de respeito” reagiu indignado o ciclista


Richard Carapaz, atual Campeão Olímpico de estrada, enfrenta uma incerteza sobre a chance de defender seu título olímpico em Paris. Como atual campeão, seria natural imaginar que Carapaz tivesse sua vaga garantida. No entanto a Federação Equatoriana de Ciclismo segue critérios específicos de seleção.

A associação de ciclismo do Equador está limitada a enviar apenas um ciclista para a corrida olímpica de estrada na categoria elite masculina. E segundo a Federação, o critério da escolha seriam os pontos UCI acumulados pelos ciclistas entre 1 de janeiro e 21 de maio de 2024, os resultados em corridas de um dia e uma análise técnica do selecionador nacional.

girodociclismo.com.br campeao olimpico de estrada pode ficar fora dos jogos de paris e uma falta de respeito image 1

Jhonatan Narváez seria o escolhido

De acordo com esses critérios, não é Carapaz, mas sim Jhonatan Narváez que se qualifica para a vaga. O ciclista da INEOS Grenadiers, atualmente no Giro d’Italia, conquistou a vitória na etapa de abertura em Torino no último sábado.

Além disso, Narváez, de 27 anos, acumulou uma quantidade significativa de pontos UCI no início desta temporada, com um 2º lugar na classificação final do Tour Down Under e um 6º lugar no E3 Saxo Classic.

girodociclismo.com.br giro ditalia resultados da 1a etapa jhonatan narvaez bate tadej pogacar e vence abertura assista a chegada jhonatan narvaez giro
Narváez venceu a 1ª etapa do Giro d’Italia

“Quase 50% dos pontos UCI foram conquistados por mim”

Carapaz, não se calou e reagiu indignado ao saber que ficaria de fora dos Jogos Olímpicos de Paris. “O que mais me incomoda é a comunicação com a Federação Equatoriana de Ciclismo. É muito claro que conquistei a vaga. Não digo isso por capricho ou porque sou o atual campeão olímpico, mas porque quase 50% dos pontos equatorianos da UCI foram conquistados por mim”.

girodociclismo.com.br campeao olimpico de estrada pode ficar fora dos jogos de paris e uma falta de respeito image 3
Carapaz venceu o Giro d’Italia 2019

“Falta de respeito”

“Também desconhecíamos completamente os critérios de seleção. Não me interpretem mal: tenho muito respeito pelo Jhonatan. Ele é um ótimo ciclista”.

“Também conversamos sobre isso e ele também gostaria de participar”. O percurso combina bem com ele. É triste que agora tenhamos chegado a esta situação. Mas não posso ficar calado sobre algo que é injusto. É uma falta de respeito”, finaliza Carapaz, visivelmente incomodado com a situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.