Shimano solicita patente para grupo de peças com 13 velocidades wireless, baterias não seriam removíveis


A Shimano está inovando novamente no mundo dos grupos eletrônicos para bicicletas, conforme indicado por um recente pedido de patente. Esse pedido sugere que a empresa está trabalhando em um sistema de 13 velocidades totalmente sem fio, tanto para bicicletas de estrada quanto Mountain Bike.

Baterias no próprio desviador

As imagens patenteadas revelam um desviador Shimano Di2 em ação com um cassete contendo 13 velocidades, conforme revela o site bikeradar. Uma característica interessante é a possibilidade de integrar baterias recarregáveis diretamente nos desviadores dianteiro e traseiro, eliminando a necessidade de conexões com fio para baterias externas, como nos sistemas de 11 e 12 velocidades da Shimano.

girodociclismo.com.br shimano pode lancar grupo de pecas com 13 velocidades wireless empresa ja solicitou a patente image 14

Essa movimentação da Shimano para um sistema totalmente sem fio parece ser uma resposta às tendências do mercado, especialmente à mudança para sistemas sem fio feita por concorrentes como SRAM e Campagnolo nos últimos anos.

Embora Campagnolo e Rotor tenham lançado grupos mecânicos de 13 velocidades, nenhum dos principais fabricantes de grupos lançou um grupo eletrônico de 13 velocidades até o momento. Este potencial lançamento seria inovador nesse aspecto.

girodociclismo.com.br shimano pode lancar grupo de pecas com 13 velocidades wireless empresa ja solicitou a patente image 12
Imagem ilustra local da recarga da bateria

A patente também menciona um novo design de desviador traseiro para bicicletas de cascalho e mountain bike, equipado com embreagem. Atualmente, os grupos da Shimano para esses tipos de bicicletas atingem 12 velocidades na traseira.

Possibilidades de cassetes com 10 dentes

Enquanto a SRAM e a Campagnolo estão oferecendo cassetes de estrada com 10 dentes em seus modelos mais recentes, a Shimano tem mantido cassetes menores de 11 dentes em seus grupos de estrada de última geração.

No entanto, a presença de cassetes de 10 dentes nos grupos de Gravel e Mountain Bike da Shimano indica a possibilidade de implementação dessa tecnologia em futuros grupos de estrada.

Câmbio dianteiro indica a presença de dois discos

Além disso, a patente detalha um novo câmbio dianteiro sem fio, sugerindo que um grupo de 13 velocidades da Shimano também seria compatível com configurações de dois discos ao invés do tradicional 1x.

girodociclismo.com.br shimano pode lancar grupo de pecas com 13 velocidades wireless empresa ja solicitou a patente image 8

No câmbio dianteiro (Fig. 45 e 47), a bateria está localizada “entre um elemento de elo externo 30X e um membro de elo interno 30Y do câmbio dianteiro elétrico” – o que significa que ela estaria alojada dentro do corpo principal do desviador, ao lado os outros componentes eletrônicos.

Não está claro onde está localizada a porta do carregador da bateria do câmbio dianteiro, mas a patente faz referência a um novo design de carregador (Fig. 40 e 41), que poderia ser destinado a carregá-lo.

Isso pode sugerir que as baterias deste sistema não são removíveis, ao contrário dos grupos eletrônicos sem fio da SRAM e Campagnolo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.