Desde a disputa da Milan-San Remo, Mathieu van der Poel tem competido com uma nova versão de sua Canyon Aeroad CFR. O visual chamou atenção, mas até então, a fabricante alemã mantinha silêncio sobre os detalhes técnicos.
Agora, a Canyon finalmente revelou o conceito por trás do novo design, que foi desenvolvido com foco no impacto dos paralelepípedos sobre o desempenho da bicicleta.
Design inspirado na tensão do quadro
A nova Aeroad utilizada por Van der Poel adota o chamado design Tensor, nome que remete a um tipo de teste aplicado pela Canyon para medir a tensão em diferentes áreas do quadro.
De acordo com a marca, as cores mais escuras presentes na pintura da bicicleta indicam as zonas onde ocorrem os maiores impactos — algo particularmente relevante em provas como a Paris-Roubaix.

Pensada para a brutalidade da Paris-Roubaix
O desenvolvimento dessa versão especial da Aeroad teve como foco principal o desempenho em terrenos extremos como os da clássica francesa.
“Para direcionar as fibras de carbono na direção correta ao construir novos quadros, queremos entender o que está acontecendo: de onde vem a carga e para onde ela vai. A simulação do gráfico tensorial nos ajuda nisso: as setas na simulação indicam se uma parte do quadro está sob compressão ou tração”, explica Phillip Oppermann, engenheiro de simulação da Canyon.

Aprovada por MVDP e disponível para o público
Segundo o site WielerFlits, o bicampeão da Paris-Roubaix gostou tanto do visual que decidiu estreá-lo antes mesmo da disputa do “Inferno do Norte”.
A boa notícia para os fãs é que a bicicleta agora está disponível para compra com o mesmo acabamento utilizado por MVDP: equipada com grupo Dura-Ace Di2, rodas Dura-Ace, pneus Pirelli e um selim personalizado da Selle Italia. O preço? € 10.499.