Ciclista é multado e rebaixado na Vuelta a España, atleta finalizou a 18ª etapa na 3ª posição
A equipe espanhola Equipo Kern Pharma conquistou um feito notável na terceira etapa da Vuelta, com Urko Berrade vencendo a etapa e seu companheiro Pau Miquel cruzando a linha de chegada em 3º lugar. No entanto, um movimento de Miquel antes de cruzar a linha custou caro, pois ele foi multado pelo júri e rebaixado para o 9º lugar, a última posição entre os ciclistas do grupo líder.
A decisão do júri foi baseada em um suposto desvio de Miquel durante a corrida, onde ele teria atrapalhado o suíço Mauro Schmid (Jayco-AlUla), na disputa pelo segundo lugar. Apesar do movimento de Miquel ter sido pequeno, foi considerado suficiente para influenciar o resultado.
Reveja a chegada
Multa e penalização
As imagens da finalização confirmam que Miquel fez um leve movimento à esquerda durante o sprint, o que poderia ter prejudicado Schmid. No entanto, o ciclista suíço conseguiu terminar em 2º lugar, o que não impediu o júri de aplicar a punição.
Como consequência, além de ser rebaixado ao 9 lugar, Pau Miquel foi multado em 500 francos suíços e teve 8 pontos retirados da classificação por pontos.