Ciclista deixa a UAE Team Emirates e afirma “com Tadej Pogacar na largada a chance de vitória é de 95%”

Sjoerd Bax realizou o sonho de muitos ciclistas ao passar de um ciclista de uma equipe continental para integrar a UAE Team Emirates, considerada uma das melhores equipes do mundo, após apenas um ano.

Após dois anos na equipe, Bax decidiu trilhar um novo caminho, aceitando um desafio diferente ao ingressar na Q36.5 Pro Cycling. “É um degrau abaixo, mas lá posso pedalar e terei minhas oportunidades”, afirmou o holandês, de 28 anos.

“Com Pogacar na largada a certeza de vitória é de 95%”

Durante seu período na UAE Team Emirates, Bax teve a oportunidade de conhecer e competir ao lado do Tadej Pogacar. Apesar de não terem disputado muitas provas juntos, ele descreveu a experiência de forma positiva.

“No geral, posso dizer que é muito agradável trabalhar e correr com ele. Você sabe de antemão que, com ele na largada, a certeza de vitória já é de cerca de 95%. Isso é algo que todo o pelotão assume antecipadamente”, comentou Bax ao site holandês Cyclingonline.nl.

girodociclismo.com.br ciclista deixa a uae team emirates e admite dominio de tadej pogacar com pogacar na largada a certeza de vitoria e de 95 image
Holandês Sjoerd Bax comanda o pelotão com Tadej Pogacar de amarelo durante a Ruta del Sol 2023

Pelotão respeita a camisa da UAE Team Emirates

Ele também destacou o respeito do pelotão pela camisa da equipe: “Quando fui buscar garrafas de água no carro do líder da equipe, havia bastante espaço no pelotão para avançar novamente se tivesse aquela camisa nos ombros.”

“Não tive mais oportunidade de vencer”

Apesar das vantagens de estar em uma equipe de elite, Bax representava desafios em brilhar individualmente.

“Talvez seja também devido ao meu próprio caráter que nunca me opus a trabalhar no início da corrida, para ser o primeiro, segundo ou terceiro homem na liderança. Mas não tive mais oportunidades de conquistar minhas vitórias”, revelou o holandês.

Ainda assim, Bax valorizou a chance que teve em 2023: “Consegui aproveitar a única oportunidade que a equipe me deu em 2023, mas vencer é tão normal para esta equipe que se torna difícil conseguir suas próprias chances.”

girodociclismo.com.br ciclista deixa a uae team emirates e admite dominio de tadej pogacar com pogacar na largada a certeza de vitoria e de 95 image 3
Bax venceu o Trofeo Matteotti em 2023, sua única vitória em 2 anos, na UAE Team Emirates

“Eu pensava em como chegar no ônibus o mais rápido possível”

Buscando recuperar a liberdade de lutar por vitórias, Bax decidiu mudar de ares. Embora a saída tenha sido revelada pela UAE Team Emirates, ele explicou sua escolha de maneira clara: “Muitos líderes da equipe disseram que lamentavam a saída, porque eu era muito confiável e trabalhava duro”.

“Mas já havia decidido na primavera que não queria continuar assim. Antes de uma corrida, eu não pensava mais como seria o final, mas sim como poderia chegar ao ônibus o mais rápido depois de ter feito meu trabalho.”

Agora, na Q36.5 Pro Cycling, a Bax pretende se concentrar em Clássicas e Contrarrelógios, além de almejar títulos como o de campeão holandês. A mudança marca um novo capítulo na carreira do ciclista de 28 anos, que busca equilibrar seu talento com o desejo de protagonismo nas competições.

girodociclismo.com.br ciclista deixa a uae team emirates e admite dominio de tadej pogacar com pogacar na largada a certeza de vitoria e de 95 image 5
Sjoerd Bax acertou sua transferência para a Q36.5 Pro Cycling, em um contrato de 2 anos
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.