Ciclistas contornam regras para melhorar performance durante a Volta ao Algarve

O ciclismo sempre foi uma ciência, com vários aspectos do jogo usados para garantir a máxima eficiência. Bert Blocken, um professor em aerodinâmica, notou algumas técnicas bem interessantes sendo empregadas na Volta do Algarve este ano.

Quem É Bert Blocken?

Bert Blocken é um reconhecido profissional em aerodinâmica ligado à Universidade de Leuven (Bélgica) e tem trabalhado extensivamente na Inglaterra, realizando testes em túneis de vento com inúmeros ciclistas, incluindo a Visma-Lease a Bike.

Durante a Volta do Algarve de 2024, Bert notou que muitos ciclistas estavam usando ‘chest fairings’, pequenas protuberâncias colocadas estrategicamente na região torácica para obter uma vantagem aerodinâmica. Foi na verdade a protuberância no peito que despertou a atenção de Bert.

girodociclismo.com.br image 18
Filippo Ganna com o equipamento

Por que ‘Chest Fairings’ são importantes?

Chamadas popularmente de “aerorádio”, estas protuberâncias no peito proporcionam uma pequena mas significativa vantagem aerodinâmica. Desenvolvida inicialmente pela Jumbo-Visma, essa técnica utiliza o rádio usado para comunicação com o carro de equipe, situado no peito.

Remco Evenepoel após a prova com o rádio no peito

Embora os regulamentos da UCI proíbam vestuário ou equipamentos adicionais para ganhos aerodinâmicos, as equipes encontraram essa forma criativa de contornar as regras, proporcionando aos seus ciclistas um impulso extra.

Quem usou esta técnica?

Blocken notou que muitos ciclistas de várias equipes estavam usando esta técnica na Volta do Algarve 2024. Ele compartilhou fotos no Twitter de vários ciclistas mostrando claramente as “chest fairings” em seu vestuário. Alguns dos ciclistas identificados incluem Magnus Sheffield da INEOS Grenadiers e Remco Evenepoel que dominou a etapa do Contrarrelógio da Volta do Algarve.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.