Cientista deixa a Red Bull BORA, esloveno era responsável por nutrição “eu estava farto de tudo (…) Primoz Roglic trouxe pressão extra”
O fisiologista do exercício e nutricionista esloveno, Dr. Tim Podlogar deixa a Red Bull BORA-hansgrohe após três temporadas. Em entrevista ao site Siol, ele que era responsável pela estrutura nutricional na equipe alemã, explicou as razões que o levaram a tomar esta decisão e revelou seus planos na sua nova equipe, a suíça Tudor Pro Cycling.
“Eu simplesmente estava farto de tudo”
Segundo Podlogar, sua saída da equipe alemã foi uma decisão amadurecida ao longo do tempo. “O principal motivo é a falta de tempo. Na Universidade de Birmingham, onde trabalhei anteriormente, meu projeto de investigação me permitia muito tempo livre, compatível com o trabalho na equipe de ciclismo”, declarou.
“Este ano foi incrivelmente desgastante, e eu simplesmente estava farto de tudo. Queria mudar o ambiente e, então, apareceu a Tudor. Conheço um dos treinadores de lá há muito tempo e trabalho com ele em outros projetos. Quando me convidaram para a equipe, aceitei a oferta de bom grado”, complementou Podlogar.
Primoz Roglic trouxe pressão extra
A chegada de Primoz Rogliz à Red Bull BORA-hansgrohe foi outro fator determinante para o esgotamento de Podlogar. “Como esloveno, senti uma pressão adicional, porque sempre se espera muito de Primoz. Ficaria extremamente decepcionado se fosse a nutrição que impedisse que ele alcançasse seus objetivos”, explicou.
“Planejar suas refeições diariamente e acompanhar seus treinos foi extremamente estressante. Ele pertencia à equipe mais organizada e, consequentemente, tinha expectativas justificadamente altas, o que demandava muito trabalho adicional”, revela o nutricionista esloveno.
Queríamos vencer o Tour, mas não estávamos preparados
Além da pressão com Roglic, a entrada da Red Bull como patrocinadora também trouxe desafios inesperados. “Duas coisas importantes aconteceram este ano: a chegada de Primoz e da Red Bull. Ambas fizeram com que as ambições da equipe fossem muito maiores do que o que realmente éramos capazes de cumprir”, afirmou Podlogar.
Ele ainda citou uma entrevista do técnico Dan Lorang para reforçar sua visão: “Dan mencionou que não tivemos muito da Red Bull financeiramente, apenas o nome nas camisas, e foi exatamente assim”.
“Queríamos vencer o Tour de France, mas não estávamos preparados para isso, nem em termos de recursos nem no suporte aos ciclistas. Quem pensasse o contrário estaria mentindo para si mesmo.”
A falta de pessoal adequado levou Podlogar e outros membros a assumirem funções adicionais. “Infelizmente, isso significou que aqueles presentes no processo de treinamento, tiveram que assumir trabalhos extras, algo que nunca tínhamos feito antes”, lamentou.
Novo início com a Tudor Pro Cycling
Ao aceitar o convite da Tudor Pro Cycling, Podlogar espera um ambiente de trabalho mais equilibrado. “Este trabalho consumirá menos tempo e será menos estressante”, finalizou o cientista. A equipe suíça, que está expandindo seus investimentos para 2025, oferece a ele uma oportunidade de contribuir sem o desgaste acumulado dos últimos anos.
[…] Jeukendrup deixará a Visma-Lease a Bike para se juntar à Red Bull BORA-hansgrohe, assumindo um papel central no desenvolvimento estratégico e nutricional da equipe alemã. O holandês substituirá na equipe alemã, o esloveno Tim Podlogar, que anunciou sua mudança para a Tudor Pro Cycling, conforme revelou o Giro do Ciclismo. […]