Competição francesa com diversas equipes do World Tour tem etapa cancelada na véspera da largada
Neste dia 31 de janeiro de 2024, esperava-se o início da 54ª edição da Étoile de Bessèges, na França. No entanto, devido a um grande protesto de agricultores, a etapa de abertura da corrida foi cancelada, conforme informa o site holandês WielerFlits.
A prova deveria começar em Bellegarde. A chegada da etapa de abertura estava também planejada para a mesma cidade, a cerca de 20 quilômetros de Nîmes, totalizando pouco mais de 160 km de extensão e passava por estradas relativamente planas, embora a final fosse bastante desafiadora, com a chegada localizada numa pequena, mas difícil subida de pouco mais de 800 metros e 7% de inclinação.
Protesto fecha estradas
A organização foi forçada a cancelar a etapa, pois agricultores do departamento francês de Gard planejam organizar greves de grande escala nesta quarta-feira. A organização da prova revela não ter capacidade policial suficiente para lidar com isso e conduzir a corrida com segurança.
Aguardando próximas informações
Por enquanto, não foram divulgadas informações sobre como esse cancelamento afetará a programação restante da prova ou se a etapa será reprogramada em uma data posterior.
A Étoile de Bessèges é uma prova de ciclismo composta por 5 etapas, que ocorre anualmente na região francesa de Gard e este ano diversas equipes do World Tour já tinham presença confirmada, como a EF Education Easypost, Groupama FDJ, Lidl-Trek, Decathlon AG2R La mondiale, Alpecin Deceuninck, entre outras.