Conheça a história da clássica belga que tem um burro como troféu e acontecerá no próximo domingo

Criatividade é algo que definitivamente não falta no mundo do ciclismo. Isso é evidente quando se olha para alguns dos troféus dados aos vencedores de vários eventos de ciclismo. Por exemplo, temos o troféu exclusivo do Giro d’Italia e o marcante paralelepípedo atribuído ao vitorioso na Paris-Roubaix.

No entanto, um dos troféus mais insólitos e curiosos, é o concedido ao vitorioso da prova que será realizada no próximo domingo(25.02) na Bélgica: a Kuurne-Bruxelas-Kuurne, cujo troféu é um burro.

girodociclismo.com.br conheca a classica belga que tem um burro como trofeu e acontecera no proximo domingo image 1

Qual a história por trás da cabeça de burro?

A primeira explicação se relaciona aos apelidos locais. Em Kuurne, uma pequena cidade de apenas 12.000 habitantes onde a corrida ocorre, os residentes são carinhosamente apelidados pelos vizinhos da cidade de Kortrijk como “burros”.

A história por trás do apelido remete aos tempos em que os residentes de Kuurne levavam suas carroças cheias de produtos agrícolas para serem vendidos na cidade vizinha. A peculiaridade é que eles não possuíam burros para puxar as carroças, então eram os próprios agricultores que assumiam essa tarefa.

girodociclismo.com.br conheca a classica belga que tem um burro como trofeu e acontecera no proximo domingo image 2
Tiesj Benoot ao vencer a Kuurne-Bruxelas-Kuurne 2023

O que o futuro reserva?

Apesar das peculiaridades, o troféu comprovadamente tem um significado e tanto para a região. A cabeça de burro que coroa o troféu é, na verdade, uma réplica da estátua de um burro, conhecido localmente como Ambroos, que fica em frente à Câmara Municipal da cidade.

girodociclismo.com.br conheca a classica belga que tem um burro como trofeu e acontecera no proximo domingo image

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.