David Gaudu bate Adam Yates, vence 3ª etapa do Tour de Omã e assume liderança, confira os resultados e a chegada
David Gaudu (Groupama-FDJ), venceu a 3ª etapa do Tour de Omã ao demonstrar grande força na subida da montanha final da etapa. O francês superou Adam Yates (UAE Team Emirates) e Damien Howson (Q36.5) nos metros finais, conquistando não apenas a vitória da etapa, mas também assumindo a liderança na Classificação Geral, desbancando Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step).
Destaque também para a grande performance do português Ruben Guerreiro (Movistar), que finalizou na 9ª posição, assumindo a 10ª colocação da Classificação Geral.

Fuga do dia com Nicolas Vinokourov
Após a surpreendente vitória de Vervaeke na etapa do domingo, a expectativa era que os principais candidatos ao título se movimentassem. A etapa de 180 km, com chegada na Eastern Mountain, prometia grandes emoções e elas se confirmaram.

Logo no início, um grupo de seis ciclistas atacou, incluindo Nicolas Vinokourov, filho do ex-ciclista Alexandre Vinokourov, e o francês Rayan Boulahoite. Com um ritmo forte, os dois conseguiram se distanciar do pelotão e protagonizaram a fuga do dia.

Fuga neutralizada a 2,5km da chegada
Apesar da dura perseguição das equipes UAE Emirates XRG, Soudal Quick-Step e Visma Lease a Bike, Vinokourov mostrou resistência e seguiu sozinho até o início da Montanha Verde, mantendo uma vantagem de dois minutos. No entanto, o pelotão aumentou o ritmo e neutralizou a fuga a dois quilômetros e meio do topo.

David Gaudu inicia ataques
Louis Vervaeke, que vestia a camisa de líder, trabalhou ativamente para seus companheiros antes de perder contato. Na sequência, os ciclistas da Groupama-FDJ assumiram a ponta e impuseram um ritmo ainda mais forte. No quilômetro final, Gaudu atacou e foi seguido de perto por Adam Yates e Cian Uijtdebroeks, enquanto outros escaladores tentavam se manter na disputa.
Uma nova aceleração de Gaudu foi suficiente para afastar a maioria dos concorrentes, restando apenas Yates, Uijtdebroeks e Chris Harper na perseguição. No entanto, o ritmo caiu momentaneamente, permitindo que outros ciclistas retornassem ao grupo. Com um último quilômetro caótico, a disputa ficou aberta até os metros finais.

Ataque final nos últimos 500 metros
Nos últimos 500 metros, Gaudu e Yates conseguiram se distanciar do restante do pelotão. O francês abriu uma pequena vantagem, mas Yates se aproximou nos metros finais. Apesar da pressão, Gaudu manteve o ritmo e cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Yates. Damien Howson completou o pódio na terceira posição.
Com essa vitória, David Gaudu assume a liderança na classificação geral, consolidando sua posição como forte candidato ao título do Tour de Omã.

Assista a chegada
Après avoir creusé un écart sur Adam Yates, David Gaudu en a remis en voyant le retour du Britannique ! La saison commence bien pour le Breton, qui s'impose dès son 4e jour de course. Gaudu a conclu aussi un joli travail de la Groupama-FDJ. #TourofOman pic.twitter.com/VXecSwus9f
— Le Gruppetto (@LeGruppetto) February 10, 2025
Resultados da 3ª etapa do Tour de Omã

Classificação Geral do Tour de Omã
