Com o impressionante aporte financeiro da gigante global de bebidas Red Bull em 2024, a antiga equipe BORA-hansgrohe tornou-se uma das equipes com o maior orçamento do pelotão World Tour.
Apesar de 2024 já ter sido um ano de sucesso, com a vitória de Primoz Roglic na Vuelta a España, Dan Lorang, diretor de desempenho da equipe, acredita que o melhor ainda está por vir.
“Será o verdadeiro começo para nós com a Red Bull”
“Embora a Red Bull ter estado no uniforme no ano passado, não era muito mais que isso. Mas, durante o inverno, estamos realmente nos tornando a Red Bull em estrutura e recursos”, afirma Lorang em entrevista à revista Velo, enfatizando que 2025 será uma temporada de afirmação. “O próximo ano será o verdadeiro começo para nós com a Red Bull”, declara ele.
Lorang detalha que, em 2025, a equipe contará com muitas mudanças, mais oportunidades de melhorar o desempenho e acesso a instalações aprimoradas.
“Teremos mais pessoas trabalhando para nós, novas oportunidades para potencializar o desempenho e melhor acesso às instalações. Pode ser uma virada de jogo para nós”.
“Depois do inverno, estaremos ainda mais bem preparados”, disse Lorang. “Teremos a base para dizer que podemos lutar pelo pódio no Tour de France. Estaremos realmente prontos para vencer as maiores corridas”, complementou Lorang.
Grandes nomes reforçam elenco para a temporada de 2025
Para alcançar os objetivos ambiciosos de 2025, a equipe já garantiu a chegada de ciclistas como Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates), Oier Lazkano (Movistar), Gianni Moscon (Soudal Quick-Step), Giulio Pellizzari (VF Group Bardiani CSF-Faizanè), Laurence Pithie (Groupama FDJ), Jan Tratnik, Mick van Dijke e Tim van Dijke (Visma-Lease a Bike), fortalecendo ainda mais a equipe.
Embora tenha surgido a possibilidade de Remco Evenepoel juntar-se à Red Bull – BORA – hansgrohe por um valor estimado em 10 milhões de euros, a proposta não se concretizou.
“Athlete Performance Center” em Salzburg
A equipe passará a contar também com o renomado “Athlete Performance Center”, em Salzburgo, na Áustria. A infraestrutura inclui uma vasta gama de especialistas e tecnologias avançadas, estruturadas para apoiar o desempenho atlético em um centro multimilionário.
“Agora temos acesso ao centro de desempenho da Red Bull e tempo para acessá-lo”, afirmou Lorang, treinador da equipe. “Essas instalações e o acesso à especialização que a Red Bull possui em tantos campos diferentes… é uma porta que se abre.”
O Athlete Performance Center é descrito como o “castelo” no império esportivo da Red Bull. As instalações oferecem tudo o que um atleta de elite poderia desejar, desde suporte psicológico até análises complexas físicas, como testes de VO2 máximo e estudos biomecânicos.
“Se você quiser consultar um psicólogo esportivo, antes de fazer um teste de VO2 máximo e uma análise biomecânica, este é o lugar”, finalizou Lorang, destacando a abrangência dos serviços disponíveis.
Visma-Lease a Bike e UAE Team Emirates lideram desempenho
Apesar de equipes de alto desempenho como a Visma-Lease a Bike e a UAE Team Emirates liderarem esse desempenho, o chefe da equipe Ralph Denk acredita que esse cenário está mudando rapidamente.
“No momento, a Visma-Lease a Bike liderou o caminho em desempenho, junto com a UAE Team Emirates. Mas vamos fechar a lacuna”, prometeu o CEO da equipe Ralph Denk ao Cyclingnews recentemente.