Remco Evenepoel pode dividir liderança no Tour de France “acordos muito claros precisam ser feitos” afirma diretor da Soudal Quick-Step
A Soudal Quick-Step teve um desempenho excepcional no último Tour de France, com Remco Evenepoel conquistando uma vitória de etapa e alcançando o pódio final, sendo superado somente pelos grandes Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) e Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike).
Mesmo com a possibilidade de repetir o feito em 2025, surgem especulações sobre uma possível liderança compartilhada com o Campeão Europeu Tim Merlier, conforme revela Patrick Lefevere, diretor da equipe.
“Remco não precisará atacar após o Contrarrelógio”
O percurso do Tour de France 2024 inclui um Contrarrelógio de 33 km, já na 5ª etapa e uma série de etapas com montanhas logo em seguida, o que poderia favorecer o estilo de Evenepoel.
“Remco também pode subir montanhas. Esse número de quilômetros não parece muito, mas você não perde nem ganha o Tour lá. Acho que há algo nisso”, comentou Lefevere ao Sporza.
Ele revelou que Evenepoel não precisará atacar cada oportunidade. “Ele não precisa atacar, só precisa perder menos tempo.”
“O que ele fez este ano foi anti-Remco”
“Ele perdeu alguns minutos em uma das etapas do último Tour. Não vejo mais isso acontecendo. Ele é um ano mais velho.”
“Mas o perigo está em cada esquina. No Tour você tem que manter a calma por 3 semanas. O que ele fez este ano foi um pouco anti-Remco, mas ele terminou em terceiro.”
Possibilidade de liderança compartilhada
Dada a natureza mista do percurso, com sete etapas planas para sprinters, Tim Merlier, o atual Campeão Europeu de estrada, também poderia aproveitar para buscar vitórias nos sprints. Lefevere acredita que isso abre uma possibilidade interessante para a equipe explorar diferentes oportunidades:
“Sete etapas planas, não se pode ignorar isso, certo? Temos que pensar nisso com cuidado. Não decido tudo, mas diria que poderia ser possível.”
“Acordos muito claros precisam ser feitos”
Esta decisão, no entanto, dependerá de uma definição muito clara entre os líderes da equipe. “Acordos muito claros precisam ser feitos. Mas Tim pode executar seu plano, ele é um cara legal e um líder como Bert Van Lerberghe, também pode proteger Remco do vento.”
“Remco está aberto para isso? Ele agora diz que sim. Mas amanhã pode ser outra coisa, só podemos selecionar oito ciclistas. É um quebra-cabeça para nós”, finalizou Lefevere, enfatizando novamente que a equipe ainda precisa conciliar os interesses.