Diretor da UAE Team Emirates responde à Alberto Contador sobre Tadej Pogacar na Vuelta a España
Joxeán Fernández Matxín, diretor da UAE Team Emirates, participou ontem do podcast espanhol Partidazo de Cope de Juanma Castaño, para falar sobre Tadej Pogacar, destacando suas conquistas no Giro d’Italia e sua notável carreira.
“Ciclista mais impressionante que conheci”
“Estou há 30 anos nessa área e Tadej é o ciclista mais impressionante que já conheci e, provavelmente, o mais impressionante que conhecerei. Ele atrai multidões, e, embora pareça surpreendente, ele é uma pessoa comum,” afirmou Matxín, ressaltando sua importância”.
“Quanto ao comportamento de Pogacar na equipe, Matxín só tem elogios: “Ele sempre pede por favor e agradece. Ele não é apenas um campeão, é um líder. Sempre se preocupa com os companheiros. Quando alguém faz algo bom para ele, ele pede que façam o mesmo para o resto da equipe.”
Pessoas podem pensar que ele é um tirano
O gesto de Pellizzari ao dar os óculos e a camisa a Pogacar não passou despercebido. Matxín comentou com Juanma Castaño que a ambição de Pogacar não o torna um vilão. “As pessoas podem achar que ele é um tirano, um ‘canibal’, que quer ganhar tudo, mas somos pagos para vencer. No futebol, ninguém entrega jogos de graça”.
“Ele mudou o conceito de vencer mais uma etapa ao ponto de Pellizzari ter pedido os óculos como um gesto e ter dado a camisa, algo que ele normalmente não faz.”
Tour de France
Sobre o Tour de France, Matxín fez uma observação interessante. Ele afirmou que, embora Pogacar esteja focado no Giro, tudo está sendo calculado para que ele possa se preparar adequadamente para o Tour, caso tudo continue conforme o planejado.
“Ele está desacelerando. Ele está aguardando porque seus companheiros estão fazendo um ótimo trabalho. Ontem, Majka e ele ficaram sozinhos até o final”.
“Começamos com um plano e vamos seguir com ele: vencer e depois fazer com que a equipe controle a corrida para que ele gaste o mínimo possível. Iniciamos com um olho no Tour, mas, desde que o Giro começou, não gastamos tudo”.
Vuelta a España
Após a afirmação de Alberto Contador, que Tadej Pogacar deveria tentar a vitória na Vuelta a España, em caso de sucesso no Giro d’Italia e Tour de France, Matxin foi questionado sobre essa possibilidade. A resposta no entanto foi cautelosa. “A opção da Vuelta a España? Isso está fora de questão no momento”, concluiu o espanhol.