Diretor da UAE Team Emirates revela estratégia de Tadej Pogacar “não consideramos poupar energia para o Tour”
Tadej Pogacar já iniciou sua investida no Giro d’Italia de 2024. Seguindo os passos de Marco Pantani, o líder da UAE Team Emirates se recuperou de uma queda, na base da difícil ascensão ao Santuário de Oropa, para alcançar uma vitória impressionante na etapa e conquistar a Maglia Rosa.
15ª vitória em Grand Tours
Esta vitória marca a 15ª vitória de Pogacar em etapas dos Grand Tours e sua primeira no Giro. Após a conclusão desta segunda etapa, Joxean Matxin, diretor da equipe de Pogacar comentou sobre o desempenho de seu capitão ao canal italiano RAI.
“Nossa intenção era segurar a Maglia Rosa do início ao fim”, revelou em declarações à Rai Sport. “Porém, Pogacar expressou mais tarde que não é uma prioridade, e sim usá-la no momento certo, quando a corrida terminar.”
Sem poupar energia para o Tour de France
Embora alguns possam supor que Pogacar adotará uma abordagem mais cautelosa para conservar energia visando o Tour de France no final do verão, Matxin discorda. “A última semana deste Giro será desafiadora. Estamos totalmente focados no Giro d’Italia e não consideramos poupar energia para o Tour”, enfatiza.
Por fim, o espanhol também abordou a pequena queda de Tadej após um pneu furado e o respeito demonstrado pela INEOS Grenadiers na disputa pela vitória na linha de chegada: “Havia alguma incerteza com a INEOS, mas nossa determinação era vencer. Pogacar entrou na curva com o pneu dianteiro completamente vazio e acabou caindo.”