Egan Bernal entusiasma fãs “já estou melhor que antes do acidente”, colombiano estará no Tour de Romandie que começa amanhã
Após um período de recuperação prolongado de um grave acidente de treinamento em janeiro de 2022, Egan Bernal, ex-vencedor do Giro d’Italia e do Tour de France mostrou claros sinais de recuperação durante a Liège-Bastogne-Liège, onde esteve sempre no pelotão da frente e finalizou a prova nas primeiras posições.
Em uma entrevista ao site Wilerflits, Bernal compartilhou sua jornada de recuperação e sua determinação renovada em voltar ao auge de sua forma física e habilidade competitiva. Ele expressou sua confiança em seu retorno, destacando seu desempenho na Volta a Catalunya (Bernal finalizou na 3ª posição).
“Sinto-me bem”, afirmou Bernal com alegria. “No final, queríamos pelo menos estar no pódio com a equipe. Tentamos, mas para conseguir isso teremos que voltar no próximo ano.”
Esta foi a confirmação de que você está realmente de volta?
“Acho que sim. Me sinto bem, consigo valores muito bons durante os treinos. Eu sei que o formulário está lá. Claro que isso é só uma indicação durante o treino, afinal você sempre tem que mostrar isso nas corridas. Mas as coisas estão indo bem lá também”.
“Quero continuar essas performances nas próximas corridas e continuar a preparar-me bem para o que vem pela frente. O Tour de Romandie começará na terça-feira. Depois irei para o Criterium du Dauphiné e espero poder ir também para o Tour de France.”
Qual a diferença entre esta e a temporada passada?
“Agora posso lidar com muito mais trabalho de treinamento. Em alguns momentos do ano passado não consegui fazer semanas normais de treino, ainda pelas consequências daquela queda consciente. Este ano posso finalmente aguentar novamente a minha carga normal de treino e isso é bom.”
Ao refletir sobre sua recuperação, Bernal revelou que sua confiança renovada veio recentemente, após uma série de desempenhos sólidos nas corridas.
“Honestamente? Na semana passada. Na Volta a Catalunya, eu já estava na frente, mas lutava a cada momento para encontrar o meu ritmo. Só neste mês é que realmente recuperei aquela sensação boa.”
Números melhores que antes da queda
Questionado sobre seu potencial futuro e seus objetivos pessoais, Bernal demonstrou uma determinação em alcançar o mais alto nível novamente.
“Acho que, quando olho para os meus valores e números agora, já estou melhor neste momento do que antes da minha queda”, afirmou Bernal. “Só os outros que melhoraram. Mas foi assim que o esporte evoluiu. Você tem que continuar progredindo a cada temporada para ficar com os melhores. Mas eu tenho fé. Eu só tenho que perseverar e continuar fazendo o que estou fazendo bem.”
No entanto, quando questionado sobre seus limites, Bernal admitiu que ainda desconhece seus limites.
“Não sei. Ninguém sabe disso”, refletiu Bernal. “Acordo a cada momento com o objetivo de me tornar melhor. Não sei se isso será possível novamente, mas é minha motivação treinar todas as manhãs”.
“Muitas vezes penso em vencer o Tour de France novamente ou em me tornar o número um do mundo. É meu objetivo pessoal conseguir isso novamente.”
[…] No final de março, havia incerteza sobre sua presença no Tour, mas parecia ser uma opção séria. Bernal comentou que sua participação dependeria do desempenho ao longo da temporada, afirmando que alguns de seus números já superavam os de 2019, quando o colombiano venceu o Tour de France, conforme informou o Giro do Ciclismo aqui. […]