Ex-Campeão Mundial acredita que Mathieu Van der Poel possa bater Tadej Pogacar na Liège Bastogne-Liège
A primavera de Mathieu van der Poel está se transformando em uma sequência de vitórias impressionantes. Com triunfos notáveis na E3 Saxo Classic, Tour de Flandres e Paris-Roubaix, sua trajetória parece imparável.
No entanto, o ciclista holandês não pretende parar por aí. Ele está se preparando para competir na Amstel Gold Race (14.04) e na Liège-Bastogne-Liège (21.04) nas próximas semanas, levantando a grande questão: ele tem o que é preciso para conquistar a “La Doyenne”, como é chamada a clássica de Liège?
A Experiência de Van der Poel na Liège-Bastogne-Liège
Mathieu van der Poel tem apenas uma participação em Liège-Bastogne-Liège em sua carreira, que ocorreu em 2020. Naquela ocasião, ele surpreendeu ao terminar em sexto lugar, vencendo o sprint do segundo grupo, apenas quatorze segundos atrás do vencedor, Primoz Roglic.
É importante destacar que, no dia anterior, van der Poel havia conquistado a etapa final e a classificação geral do Binck Bank Tour após um longo voo solo.
A Perspectiva de Fabian Cancellara
Fabian Cancellara, 4x Campeão Mundial de Contrarrelógio, concorda com a opinião que Lance Armstrong deu ainda nesta semana (confira aqui).
O suíço, vê potencial em Van der Poel para brilhar na Liège-Bastogne-Liège. Em sua coluna semanal no Cyclingnews, Cancellara afirmou:
“Definitivamente vale a pena tentar, dado o seu nível de forma. E especialmente este ano, há boas chances de que ele tenha um desempenho impressionante, dada a ausência de Remco Evenepoel e talvez também de Primoz Roglic. Ele pode vencer. Tadej Pogacar estará lá, claro, mas poderá ser uma grande batalha.”
Cancellara também destacou a capacidade de Van der Poel de competir em altos níveis na Liège: “Não se esqueça que Mathieu já esteve muito bem na Liège, em 2020, na sua única participação. A vitória está ao seu alcance. Sei que ele também se concentrará nos Jogos deste ano, mas esta é uma oportunidade rara.”
O Futuro Promissor de Van der Poel
No último domingo, van der Poel conquistou seu sexto monumento na carreira, consolidando sua posição como uma das estrelas mais brilhantes do ciclismo atual. No entanto, segundo Cancellara, o holandês não deve parar por aí.
“Acho que haverá mais vitórias em Monumentos. Posso vê-lo vencendo o Tour de Flandres pela quarta vez e a Paris-Roubaix pela terceira vez. É apenas uma questão de tempo, embora tudo dependa da sua motivação. Está tudo ótimo agora, mas vamos esperar alguns anos”, finalizou Cancellara.