Ex-ciclista do World Tour fala pela primeira vez após 2 anos na prisão “não pedi ajuda e olha onde acabei”

O ex-ciclista profissional Jack Bobridge falou publicamente pela primeira vez sobre os desafios enfrentados após sua aposentadoria, em um episódio do programa australiano A Current Affair. O australiano encerrou sua trajetória no ciclismo profissional no final de 2016, mas, um ano depois, foi preso por tráfico de drogas.

Bobridge teve uma carreira notável, conquistando o Campeonato Australiano de Estrada duas vezes (2011 e 2016) e o Campeonato Mundial Sub-23 de Contrarrelógio em 2009. Entre 2010 e 2016, competiu no WorldTour por equipes como Garmin, Orica GreenEdge, Trek-Segafredo e Belkin.

girodociclismo.com.br ex ciclista do world tour fala pela primeira vez apos 25 anos na prisao nao pedi ajuda e olha onde acabei image 2

Diagnóstico de artrite reumatoide

No entanto, durante essas temporadas, o ciclista sofreu com artrite reumatoide, o que o obrigou a tomar corticoides para controlar a doença.

Os problemas de saúde de Bobridge impactaram profundamente sua rotina e sua qualidade de vida. “Chegou a um ponto em que todo o meu corpo… era uma luta até para sair da cama”, revelou. “Eu não conseguia calçar minhas meias porque meus pés estavam muito doloridos, muito menos levantar e ir malhar.”

Para lidar com as dificuldades, Bobridge recorreu ao álcool e às drogas, hábito que se intensificou após sua aposentadoria em 2016. “Não havia mais competição, então não havia barreira naquela época. Isso meio que abriu a porta. Eu não importava. Eu podia fazer o que quisesse, quando quisesse”, refletiu.

girodociclismo.com.br ex ciclista do world tour fala pela primeira vez apos 25 anos na prisao nao pedi ajuda e olha onde acabei image 4
Bobdrige não escondeu sua emoção durante a entrecista

A prisão

Em 2017, Bobridge foi preso após ser flagrado vendendo a droga sintética MDMA, em uma operação secreta. Ele foi condenado a uma pena de prisão em 2019. “Usei muitas drogas. E é claro que naquela época eu estava comprando drogas para meus amigos, o que, eu acho, algumas pessoas dirão, sim, é tráfico, mas nunca houve lucro com isso.”

Após cumprir sua pena, Bobridge foi solto no início de 2022 e, desde então, vem tentando reconstruir sua vida. “Assumo total responsabilidade pelas coisas que fiz, pela bebida e pelo uso recreativo de drogas, mas gostaria que houvesse mais apoio aos atletas”, afirmou.

girodociclismo.com.br ex ciclista do world tour fala pela primeira vez apos 25 anos na prisao nao pedi ajuda e olha onde acabei image 6
Jack Bobridge se aposentou após a Olimpíada do Rio 2016, onde competiu na perseguição por equipes

“Não pedi ajuda e olha onde acabei”

“Você sente que está dando 100% ao seu esporte e ao seu país, e então, quando termina, você é simplesmente dispensado. É isso. Você terminou. Nunca houve nenhum telefonema, nunca houve nenhum e-mail. Não houve mais nada depois que me aposentei. Simplesmente desapareci. Você simplesmente desaparece”, lamenta Jack Bobridge

Atualmente, Bobridge trabalha como pedreiro e busca transformar sua história em um alerta para outras pessoas. “Só espero que minha história possa ajudar uma pessoa a não fazer o que eu fiz. Não há nada de fraco em levantar a mão e pedir ajuda. Não fiz isso, e olha onde acabei”, finalizou Bobridge sem esconder seu arrependimento.

Assista a entrevista

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.