Confirmado cartão amarelo para Ruben Guerreiro na 2ª etapa do Tour de Omã, UCI distribuiu 3 cartões desde o início da temporada

A União Ciclista Internacional (UCI) emitiu os primeiros cartões amarelos da temporada, uma nova medida disciplinar que entrará oficialmente em vigor em 2025. O primeiro atleta penalizado foi Danny van Poppel, durante o Tour Down Under. Em seguida, Ivan Roméo e Ruben Guerreiro também receberam cartões amarelos por incidentes em competições distintas.

girodociclismo.com.br confirmado cartao amarelo para ruben guerreiro na 2a etapa do tour de oma image
Ruben Guerreiro na chegada da 3ª etapa, ainda com os curativos da queda na 2ª etapa do Tour de Omã

Ivan Roméo e o incidente na Volta a la Comunitat Valenciana

Ivan Roméo foi advertido pela UCI após a quarta etapa do Tour de Valência. Durante a aproximação para a chegada em Portell de Morella, o jovem espanhol entrou em contato com Gianni Vermeersch.

O belga da equipe Alpecin-Deceuninck tentava avançar para disputar o sprint final, mas acabou sendo empurrado para a vala por Roméo, o que o impediu de competir pela vitória da etapa. Como consequência, a UCI aplicou o cartão amarelo ao espanhol.

Ruben Guerreiro punido no Tour de Omã

O português Ruben Guerreiro, companheiro de equipe de Roméo na Movistar, também recebeu um cartão amarelo por conta de um incidente no Tour de Omã.

Segundo a UCI, Guerreiro realizou uma mudança brusca de direção no sprint final da segunda etapa, causando uma queda que envolveu diversos ciclistas, incluindo ele próprio. Apesar de sofrer escoriações, o português foi penalizado pela manobra irregular.

O cartão amarelo recebido, na prática, não impõe sanção imediata ao ciclista, entretanto a apresentação de um novo cartão amarelo pode ocasionar uma penalização mais rigorosa.

Regras da UCI para os cartões amarelos

A UCI introduziu a regra dos cartões amarelos a partir de 2025, estabelecendo penalizações progressivas para os ciclistas que acumularem advertências:

  • Dois cartões amarelos em uma corrida de um dia ou em uma prova por etapas resultam em desclassificação e suspensão de sete dias, a partir do dia seguinte ao último cartão recebido.
  • Três cartões amarelos em um período de 30 dias levam a uma suspensão de 14 dias.
  • Seis cartões amarelos em um período de um ano resultam em uma suspensão de 30 dias.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.