Ex-gregário de Laurent Fignon acusa Tadej Pogacar de doping, ex-técnico da Festina também faz acusações
Tadej Pogacar alcançou um desempenho excepcional com suas seis vitórias em etapas e uma vitória final impressionante na classificação geral do Giro d’Italia 2024. Embora o ciclista esloveno receba muitos elogios, ele também enfrenta críticas.
Ele não parece cansado
Philippe Saudé, ex-profissional e antigo companheiro de Laurent Fignon, tem uma visão cética sobre o desempenho surpreendente de Pogacar. “Ele não parece cansado, sobe rindo”, comentou o francês.
Em entrevista ao canal francês RMC, Saudé, ex-ciclista da Renault, acusou o capitão da UAE Team Emirates de doping. Para ele, o desempenho de Pogacar no Giro é um sinal claro. “Eu vi as subidas que ele fez. É incrível o que Pogacar fez. Ele não parece cansado, sobe rindo. Em breve, teremos que colocar fardos de feno nas subidas”, complementa de forma irônica Philippe Saudé.
“Produtos dopantes agora são diferentes”
Saudé não hesita em mencionar diretamente o possível uso de doping. “O doping existe desde sempre, mas os produtos usados agora são diferentes”, continuou o francês. “E o que acontecerá nos próximos anos é assustador.”
Ex-técnico da Festina também acusa Pogacar
Ele não é o único a expressar dúvidas sobre o desempenho de Tadej Pogacar. Antoine Vayer, ex-técnico da equipe Festina, que questionou o desempenho de Bauke Mollema há oito anos, também se pronunciou sobre os resultados do vencedor do Giro. “É desumano”, afirmou o francês.
“Os outros melhores ciclistas do mundo têm uma potência 10-15% menor e já não tentam acompanhá-lo. Se não formos cúmplices ou intelectualmente desonestos e se formos claros, compreenderemos a extensão do engano a que estamos sendo submetidos, que conhecemos muito bem neste esporte”, concluiu Vayer.