Ex-gregário enfrentará Tadej Pogacar na Strade Bianche com orientação de lenda do ciclismo “ele me disse para manter a calma”
Uma situação inusitada acontecerá neste sábado, durante a Strade Bianche. Durante a última edição da clássica na Toscana, Marc Hirschi fazia parte da UAE Team Emirates e trabalhou para a vitória de Tadej Pogacar na prova.
Agora, na edição de 2025, o suíço será o capitão da Tudor Procycling, com orientação de Fabian Cancellara e terá como adversário direto na luta pela vitória, seu poderoso ex-capitão.
“Uma das corridas mais bonitas do ano”
Hirschi já disputou a Strade Bianche em três ocasiões, nos anos de 2019, 2020 e 2024. Seu melhor resultado veio no ano passado, quando terminou na 68ª posição. Nessas edições, ele desempenhou principalmente a função de gregário, mas, pela primeira vez, assumirá o papel de líder na equipe.
“Isso é muito bom”, declarou Hirschi ao CyclingProNet. “Eu realmente gosto dessa competição. É uma das corridas mais bonitas do ano. Estou muito feliz de estar aqui”.

“É fácil furar um pneu ou sofrer uma queda, esse é o maior risco para ele”
Na edição de 2024, Pogacar aproveitou ao máximo o novo percurso da Strade Bianche, atacando a 81 km da chegada e conquistando uma vitória impressionante. Como ex-companheiro de equipe, Hirschi conhece bem as capacidades do campeão mundial esloveno e reconhece a dificuldade de superá-lo.
“Ele é super forte. Você também precisa de um pouco de sorte. Nessa corrida, é fácil furar um pneu ou sofrer uma queda. Muitas coisas podem acontecer. Então, você nunca sabe o que pode acontecer. Acho que esse é o maior risco para ele”.

“Se muitos grupos forem formados, a disputa pode se tornar interessante”
Questionado se acredita na possibilidade de vencer Pogacar em um confronto direto, Hirschi sorriu e respondeu: “Isso será difícil”, explicando a dinâmica da prova. “Na primeira parte, é muito importante evitar problemas. Se você já enfrenta dificuldades ali, precisará gastar muita energia. Então, será uma corrida muito longa”.
Apesar dos desafios, Hirschi não descarta uma estratégia bem-sucedida. “Se muitos grupos forem formados na final, a disputa pode se tornar muito interessante taticamente. Então, você realmente tem que acreditar, porque tudo pode acontecer”.

A orientação do 3x campeão Fabian Cancellara
Contando com a liderança de Fabian Cancellara na Tudor Procycling, Hirschi terá uma grande referência para guiá-lo na prova. O lendário ciclista suíço, venceu a Strade Bianche três vezes em sua carreira (2008, 2012 e 2016) e compartilhou com Hirschi dicas valiosas para um bom desempenho.
“Ele me disse para manter a calma, fazer minha própria corrida e me concentrar nas coisas importantes. Então, tudo ficará bem”, afirmou Hirschi, demonstrando confiança e serenidade para seu grande desafio na Toscana.