Filho de Erik Zabel surpreende e anuncia aposentadoria no final do mês
Rick Zabel, filho do lendário ex-velocista Erik Zabel, anunciou sua despedida do mundo do ciclismo aos 30 anos. Sua última corrida pela equipe Israel-Premier Tech foi no Paris-Roubaix, mas ele fará uma última aparição na Rund um Köln, no domingo, 26 de maio.
Treze anos de ciclismo
“Depois de uma carreira de treze anos no ciclismo (Zabel correu pela equipe de desenvolvimento Rabobank, antes da carreira profissional), minha jornada está chegando ao fim”. Zabel revela que quer passar mais tempo com a família e focar em “outros desafios da vida”.
“Foi uma época muito legal. Tenho orgulho do que conquistei na minha carreira e feliz com tudo que pude vivenciar. Conheci pessoas maravilhosas. Mal posso esperar para colocar o número da camisa pela última vez, em casa em Colônia”.
Então começará um novo capítulo na minha vida.” Zabel iniciou sua carreira profissional em 2014 trabalhando na BMC, após vencer o Tour de Flandres sub-23. Ele correu pela extinta formação por três temporadas e depois competiu pelo Team Katusha-Alpecin (2017-2019) e Israel-Premier Tech (2020-2024).
Filho de Erick Zabel
O veloz Zabel nunca chegou perto das conquistas do pai (Erik Zabel, 6x campeão da Classificação por pontos do Tour de France), mas mesmo assim conseguiu construir uma grande carreira profissional.
Seu histórico inclui duas vitórias profissionais, com vitórias em etapas no Tour da Áustria e no Tour de Yorkshire. Zabel também esteve no início de um Grand Tour oito vezes. Em 2015, 2016, 2020 e 2022 disputou o Giro d’Italia e em 2017, 2018, 2019 e 2021 o Tour de France.