Filippo Ganna muda treinador com foco nas clássicas e avisa “terei fenômenos contra mim, mas meus números não mentem”
Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), anunciou recentemente uma mudança significativa em sua carreira. A partir de 2025, o atleta pretende concentrar seus esforços exclusivamente no ciclismo de estrada, deixando em segundo plano as competições de pista.
A decisão representa um marco para Ganna, que passa a mirar principalmente as clássicas da primavera, especialmente a Paris-Roubaix e a Milan-San Remo, onde finalizou na 2ª posição em 2023.
“Terei um novo ‘primeiro’ técnico”
Para essa nova fase, Ganna também fará alterações em sua estrutura de treinamento. “Em termos de treino, continuarei a trabalhar com Dario Cioni, que é uma referência nos Contrarrelógios”, explicou o italiano ao canal TuttoBiciWeb.
No entanto, ele contará com um novo técnico principal para sua preparação atlética. “Terei um novo ‘primeiro’ técnico, o holandês Dajo Sanders, para a parte atlética. De qualquer forma, continuarei incomodando o Dario o ano todo…”.
Sanders, que integrou a equipe World Tour DSM-firmenich em 2022, trabalhará de forma mais próxima com o bicampeão mundial de Contrarrelógio (2020 e 2021), colaborando diretamente com as grandes mudanças que acontecem na INEOS Grenadiers.
“Terei fenômenos contra mim”
Ganna está determinado a se destacar nas clássicas da primavera, com ênfase especial em Paris-Roubaix e Milão-San Remo. A competição, no entanto, será acirrada, como ele próprio admite.
“Sempre terei fenômenos contra mim, porque Pogacar, Van der Poel, Van Aert, Evenepoel… É assim que será. Uma luta entre titãs”.
Apesar do desafio, o italiano mantém a confiança. “O bom, além dos sucessos e das derrotas é que sempre fiz progressos. Os números que atingi não mentem”, declarou.
Treinamento na pista permanecerá no programa
Embora reduza suas atividades na pista, Ganna não abandonará completamente essa modalidade. “O treino de pista continua no meu programa. Uma ajuda extra e um incentivo para os esforços, pode-se dizer”, comentou.
Ele também mantém abertas as possibilidades para o futuro, incluindo sua participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
“Ainda não pensei nos Jogos de Los Angeles. O Contrarrelógio, a prova de estrada, a pista: as opções são diferentes. Para ser honesto, até mesmo um 10º Campeonato Mundial na pista seria bom”, finalizou Filippo Ganna.