Flèche Wallonne, agora sem Tadej Pogacar, terá grandes modificações em 2024, quatro ascensões ao icônico Muur de Huy, confira as equipes presentes
A Flèche Wallonne, que nesta edição não terá a presença de Tadej Pogacar, conforme anunciou o esloveno, cruzará o Muro de Huy quatro vezes pela primeira vez em sua história. A organização anunciou isso durante a apresentação da prova. A final foi significativamente redesenhada, com, além de uma subida extra do Muur van Huy, também o desaparecimento da Côte de Cherave da parte final da prova.
Duras subidas no final da corrida
Devido a exclusão da Côte de Cherave, decidiu-se adicionar uma volta local extra. Assim, após 199 km a chegada será no topo da quarta subida do Muro de Huy.
No ano passado, a final da Flèche Wallonne masculina consistia em três voltas locais em três ascensões: a Côte d’Ereffe (2,1 km a 5%), Côte de Cherave (1,3 km a 8,1%) e o Muur de Huy (1,3 km a 9,6%). Depois de mais de 100 quilômetros, os ciclistas entravam nesse circuito. Isso acontecerá em 2024, após a largada em Charleroi, após uma corrida de 90 quilômetros.
No entanto a Côte de Cherave será excluída em 2024, assim, apenas a Côte d’Ereffe e o Muur de Huy (entre 800 e 200 metros da chegada as porcentagens raramente ficam abaixo de 15%).
Equipes presentes em 2024
A organização distribuiu para a edição de 2024, sete Wild Cards, que completarão a lista de equipes que já tem as 18 equipes do World Tour. Lotto Dstny, Israel-Premier Tech e Uno-X Mobility receberam automaticamente um convite com base em seu desempenho em 2023. Os outros quatro convites foram para Bingoal WB, Euskaltel-Euskadi, Q36.5 e TotalEnergies.