“Foi uma batalha com Adam Yates, trabalhei isso no inverno” David Gaudu dá detalhes da vitória no Tour de Omã, assista o vídeo
David Gaudu (Groupama-FDJ) começou a temporada de 2025 com a mesma boa forma que encerrou 2024. Totalmente recuperado após seu 6º lugar na Vuelta a España e o 9º lugar na Il Lombardia, o escalador bretão revela que sua preparação durante o inverno vem dando resultados.
A prova disso veio logo em sua quarta corrida do ano, conquistando uma grande vitória no Tour de Omã, batendo o atual campeão Adam Yates (UAE Team Emirates-XRG).

Triunfo na primeira chegada ao alto
Nesta segunda-feira, Gaudu brilhou na primeira chegada ao alto da competição, na Eastern Mountain (4,6 km a 8,5%). A subida curta e irregular era perfeita para suas características de escalador, e o francês não desperdiçou a oportunidade.
Em um duelo intenso no quilômetro final, ele superou o atual campeão, Adam Yates, após uma série de ataques, garantindo não apenas a vitória na etapa, mas também a liderança na Classificação Geral.

“Foi uma grande batalha com Adam Yates”
Após a conquista, Gaudu celebrou o resultado em entrevista ao canal francês Cyclismactu. “É o primeiro teste da minha temporada em subidas tão íngremes e é conclusiva”, declarou. “Mesmo que não seja uma subida de 20 minutos, são bons 10 minutos de esforço intenso, e quando se é um ciclista de Classificação Geral, é preciso ser forte nesse tipo de situação”.
“Foi uma grande batalha com Adam Yates, ele estava forte. Tive que tentar várias vezes antes de conseguir abrir vantagem. No final, ele voltou e tudo se decidiu na reta final, em um sprint. Estou realmente feliz por tê-lo vencido”, complementou Gaudu.

“Tentei 3 vezes, trabalhei muito nisso durante o inverno”
A Groupama-FDJ demonstrou sua força coletiva desde o início da competição, entregando perfeitamente o terreno para Gaudu. “Desde ontem à noite, eu tinha isso em mente. Desde o primeiro dia, corremos da maneira correta”, destacou o francês.
“Tive que tentar 3 vezes para conseguir sair, mas acho que todos estavam no limite. Trabalhei muito nisso durante o inverno, e essa preparação fez a diferença na reta final. É uma sensação boa, eu gostei disso.”

Além de ser um marco pessoal para Gaudu, a vitória também significou a primeira conquista do Groupama-FDJ na temporada. “A primeira vitória do ano às vezes é a mais difícil de conseguir. É muito bom concretizar o trabalho após tudo o que a equipe fez ao longo do dia”.
“Também abre o placar para nós, que ainda não havíamos vencido, apesar do bom desempenho dos rapazes na Austrália e em Bessèges. Só faltava uma vitória para realmente começar a temporada.”
Com esse início promissor, David Gaudu mostra que está pronto para brigar por grandes resultados em 2025.