Giro dell’Emilia: Tadej Pogacar dá mais um show de ciclismo, confira os resultados e assista a chegada
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu sua primeira corrida com a camisa arco-íris de campeão mundial em grande estilo. O esloveno atacou no Giro dell’Emilia a pouco mais de 37 km do final, e venceu após mais um voo solo, deixando todos os adversários para trás. Tom Pidcock (INEOS Grenadiers) ficou em 2º lugar, enquanto Davide Piganzoli (Polti Kometa) completou o pódio na 3ªposição.
Giro dell’Emilia 2024
O Giro dell’Emilia de 2024 apresentava um percurso de 215 km, com início em Vignola e o final em Bolonha, na icônica ascensão à Basílica de San Luca, com seus 2,1 km (10% médio e 16% máx), que deveria ser enfrentada 5 vezes, antes da linha de chegada.
A fuga do dia
A corrida começou com uma fuga composta por seis ciclistas: Dimitri Peyskens (Bingoal WB), Benjamin Thomas (Cofidis), Roberto Carlos González (Corratec-Vini Fantini), Ander Ganzabal (Laboral Kutxa-Fundación Ciclista Euskadi), Alessio Martinelli (Grupo VF – Bardiani CSF – Faizanè) e José Ramón Muñiz (Petrolike). No entanto, durante a primeira subida longa do dia, o ritmo foi demais para Peyskens, que ficou para trás.
Com o tempo, o grupo escapado, que chegou a ter uma vantagem de quase sete minutos, foi se reduzindo até restarem apenas Thomas, Ganzabal e Martinelli. A fuga terminou antes da primeira das cinco subidas a San Luca.
O ataque fulminante de Tadej Pogacar
Logo no início da 1ª subida à Basílica de San Luca, depois de um período de calmaria, Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan) atacou, mas o único que conseguiu segui-lo foi Pogacar, que rapidamente assumiu a liderança. Matteo Jorgenson ainda tentou acompanhar Pogacar, mas não conseguiu sustentar o ritmo imposto pelo esloveno e caiu de volta no pelotão.
Quando a corrida entrou em San Luca pela segunda vez, Pogacar já tinha uma vantagem de 30seg sobre o grupo perseguidor, liderado por Tom Pidcock. No topo da subida, a diferença já ultrapassava um minuto, enquanto Remco Evenepoel abandonava a corrida.
Florian Lipowitz tentou perseguir Tadej Pogacar
Florian Lipowitz, da equipe Bora-Hansgrohe, seguiu em uma tentativa solo de alcançar Pogacar, mas a vantagem do campeão mundial continuou a aumentar.
Mesmo em estradas molhadas, Pogacar manteve o controle da corrida e, no sopé da última subida a San Luca, sua vantagem era confortável, com mais de dois minutos sobre os perseguidores. Ele cruzou a linha de chegada com uma larga vantagem, conquistando de forma convincente sua primeira vitória vestindo a camisa arco-íris.
Disputa Pelo Segundo Lugar
Na batalha pelo segundo lugar, Florian Lipowitz parecia estar bem posicionado, mas foi alcançado pelo grupo perseguidor pouco antes do final. Tom Pidcock mostrou força e velocidade no sprint final, conquistando a segunda posição, enquanto Davide Piganzoli (Polti Kometa) ficou em terceiro, seguido por Michael Woods (Israel-Premier Tech).
Assista a chegada
@valterdohnert Tadej Pogacar – Giro dell'Emilia Finish
♬ original sound – valterdohnert