A Itália brilhou no Campeonato Europeu de Revezamento por Equipes Mistas de 2024, realizado em Hasselt, conquistando a medalha de ouro. A equipe italiana, composta por Edoardo Affini, Mattia Cattaneo, Mirco Maestri, Elena Cecchini, Vittoria Guazzini e Gaia Masetti, dominou o percurso de mais de 50 quilômetros.
Com uma performance impressionante, a Squadra Azzura se destacou sem concorrentes à altura, enquanto a Alemanha e a Bélgica travaram uma batalha emocionante pelo pódio, conquistando prata e bronze, respectivamente.
Ausência das Grandes Nações do Ciclismo
O evento de 2024 foi marcado pela ausência de algumas das maiores potências do ciclismo, como Holanda, França (campeã anterior), Grã-Bretanha, Espanha, Eslovênia, Dinamarca e Suíça. Sem essas equipes, o Campeonato Europeu de Revezamento por Equipes Mistas perdeu parte de sua competitividade habitual.
O percurso de 52,3 km foi dividido em duas partes: os homens percorreram 28,3 km de Heusden-Zolder até Hasselt, enquanto as mulheres completaram duas voltas de 12 km.
Bélgica registra o tempo a ser batido
A Bélgica, com Edward Theuns, Victor Vercouillie e Noah Vandenbranden, assumiu a liderança na primeira parte da prova, com uma vantagem de mais de 1 min 30seg sobre a Ucrânia.
Na segunda metade da corrida, o desempenho das mulheres belgas, Jesse Vandenbulcke, Alana Castrique e Marion Norbert Riberolle, acabou sendo decisivo para garantir o bronze, já que o trem azul dos italianos não deixou dúvidas, logo na primeira medição, depois de quase 20 km, já eram mais de 50 segundos mais rápidos que a Bélgica.
A batalha pela Medalha de Prata
A Polônia também entrou na briga pela prata, diminuindo pela metade a diferença para a Bélgica nos momentos finais. Contudo, o tempo não foi suficiente para superar suas rivais diretas, garantindo, assim, uma batalha entre Alemanha e Bélgica.
Na fase final, a Itália consolidou a sua posição, ampliando ainda mais a vantagem e assegurando o ouro. As mulheres da equipe alemã, por sua vez, restauraram a ordem ao aumentar a distância em relação à Bélgica e à Polônia, com uma diferença de 17 segundos em relação à Itália. Assim, a Bélgica ficou com o bronze, encerrando uma emocionante competição em Hasselt.
Assista o revezamento da Seleção Italiana
@valterdohnert Campeonato Europeu de Revezamento – Itália
♬ original sound – valterdohnert