“Jonas Vingegaard acha que sua mão está quebrada” revela Matteo Jorgenson após a chegada da 5ª etapa da Paris-Nice

A Visma-Lease a Bike parece estar vivendo um momento muito difícil na Paris-Nice. Após Matteo Jorgenson abdicar da liderança para Jonas Vingegaard na etapa anterior, o norte-americano reassumiu a camisa amarela, mas desta vez por necessidade.

Vingegaard sofreu uma queda durante a etapa e diversos colegas de equipe declararam preocupações com as possíveis consequências. O próprio Matteo Jorgenson, novo líder da Classificação Geral revelou que Jonas Vingegaard estava preocupado com uma possível fratura na mão.

girodociclismo.com.br image image 240
Jonas Vingegaard ao cruzar a linha de chegada

“Ele não conseguiu mais usar o freio esquerdo”

A etapa já se mostrou complicada para o dinamarquês, que passou boa parte do tempo no final do pelotão após sua queda, cujo momento exato não foi capturado pelas câmeras. O colega da equipe Victor Campenaerts, que acompanhou Vingegaard após a queda, admitiu a incerteza sobre o incidente ao canal Sporza:

“Eu realmente não sei o que aconteceu. Na metade da etapa eles foram pegos pelo pelotão e Jonas caiu de cara no chão.”

Além do impacto, Vingegaard sofreu um ferimento na mão, o que comprometeu seu desempenho. “Ele machucou muito a mão e não conseguiu mais usar o freio esquerdo” , explicou Campenaerts.

A estratégia da equipe passou então a evitar maiores riscos. “Escolhemos ficar longe do estresse e subir nas encostas. Isso, claro, não é o ideal, porque você perde muita força com isso.”

girodociclismo.com.br image image 232

“Jonas falou sobre tontura. Ele deve ter sofrido muito”

Os efeitos da queda foram visíveis na fase final da prova, quando Vingegaard não conseguiu acompanhar os melhores da derrota e perdeu meio minuto. Campenaerts avalia os danos: “Os danos ao longo do tempo são limitados, mas espero que não haja muitos danos causados ​​pela queda.”

Além da perda de tempo, Vingegaard demonstrou sinais de desconforto. “Jonas falou sobre tontura. Ele deve ter sofrido muito. Agora ele tem que visitar o médico e espero que o veredito não seja tão ruim.”

girodociclismo.com.br image image 229

Visma afirma que Vingegaard “teve tontura leve e breve”

A equipe Visma-Lease a Bike minimizou as preocupações ao declarar que o ciclista sofreu apenas “tontura leve e de curto prazo” , explicando que ele “precisava principalmente recuperar o fôlego” .

Apesar do tom tranquilizador, a imagem de Vingegaard entrando no ônibus da equipe com o laboratório sangrando deixou dúvidas sobre sua condição. Campenaerts elogiou sua resiliência:

Dadas as circunstâncias, é muito impressionante que ele tenha terminado esta etapa. Não tive a impressão de que ele estava muito lúcido. Ele conseguiu passar por isso um pouco, mas não conseguiu mais segurar o freio.”

“Ele me disse que acha que sua mão está quebrada”

Na última curva íngreme, sem conseguir acompanhar os rivais, Vingegaard perdeu a liderança. Ao cruzar a linha de chegada, saíram algumas o dinamarquês chegou a chorar, pediu espaço para respirar e se curvoum sobre a bicicleta, demonstrando dor.

Enquanto membros da equipe realizavam uma avaliação preliminar, Matteo Jorgenson descreveu como viu a situação: “Eu estava voltando de uma parada para ir ao banheiro e vi que Jonas tinha caído.”

girodociclismo.com.br image image 234
Vingegaard chegou a chorar após a chegada

Segundo o americano, o próprio Vingegaard suspeitava de uma fratura na mão. “Ele me disse que acha que sua mão está quebrada.”

A gravidade da situação ficou evidente na dificuldade do dinamarquês em segurar o guidão e frear. “Parecia muito dolorosa. Jonas teve dificuldade em segurar o guidão e frear. Ele estava com medo de acelerar e eu tive que arriscar.”

Agora, a Visma-Lease a Bike aguarda uma avaliação médica mais detalhada para definir os próximos passos do ciclista na competição, com um abandono do dinamarquês não estando descartado.

Assista o vídeo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.