No dia 6 de julho de 2024, o jovem norueguês André Drege (Team Coop-Repsol), de apenas 25 anos, sofreu uma queda fatal durante a 4ª etapa do Tour da Áustria, na descida do Großglockner e chegada em Colombey-les-Deux-Eglises.
O acidente chocou o mundo do ciclismo, desviando a atenção até mesmo do Tour de France, que ocorria simultaneamente.
“Pneu danificado ao passar por objeto duro”
Seis meses após o trágico acidente, a promotoria encerrou as investigações e o perito Thomas Burger, designado pelo Ministério Público de Klagenfurt para investigar o caso, divulgou a causa oficial. De acordo com o jornal Die Presse, o acidente foi provocado por danos no pneu traseiro da bicicleta do jovem.
“O pneu traseiro foi danificado ao passar por cima de um objeto duro – provavelmente na curva pouco antes do acidente”, afirma o relatório oficial.
Homenagens e Consequências
Como consequência da tragédia, a etapa seguinte da competição foi cancelada. No lugar, foi organizado um curto passeio de bicicleta, seguido por uma cerimônia memorial em homenagem a Drege.
Além disso, o WorldTeam Jayco Alula, pela qual Drege deveria competir na temporada, usou faixas de luto no Tour de France, prestando tributo ao ciclista.