Jovem ciclista belga volta aos treinos, após acidente com trator: “tive sorte, tive muitas fraturas na parte superior do corpo”
A longa reabilitação do belga de 26 anos, Julian Mertens prossegue. O ciclista que pertence à equipe Bingoal WB, encontra-se afastado desde 31 de maio, quando sofreu graves lesões ao cair durante um treino.
O incidente resultou em um grave traumatismo crânio encefálico, colapso pulmonar e múltiplas fraturas na parte superior do corpo, exigindo uma delicada intervenção cirúrgica na coluna. Agora, quase seis meses após o acidente, ele está gradualmente se recuperando e vislumbrando a possibilidade de retorno ao cenário esportivo como atleta profissional.
Trator foi o causador do acidente
“Para mim tudo parou quando aconteceu o acidente. Não lembro de muita coisa. Um trator havia perdido parte de sua carga na estrada. Certamente perdi o controle e bati no trator. As consequências físicas foram sérias.”
“Toda a parte superior do meu corpo, ou quase, estava fraturada, nove costelas, duas fraturas na coluna, escápula e clavícula fraturadas, mandíbula e dentes quebrados, braços, vértebras, pescoço, perna esquerda dormente por alguns dias… tudo. Fiquei em coma induzido por alguns dias”, revela Mertens.
Três cirurgias depois, o retorno para casa
“Fui submetido a três operações, para depois iniciar o processo de recuperação. Ser um atleta profissional me ajudou a fazer grandes avanços. Consegui voltar a correr um pouco, a nadar. Recebi minha bicicleta em outubro. Admito que no início senti mais tensão do que o normal, mas fiquei muito satisfeito por voltar a pedalar um pouco.”
Mertens agora pedala regularmente, mas ainda não sabe quando voltará à aos treinos em grupo: “Espero fazer mais progressos nas próximas semanas. O meu primeiro objetivo é participar nos treinos com a equipe, mesmo que o meu nível seja adequado à minha condição e que vá treinar sozinho antes de entrar no pelotão”.