Jovem prodígio da Lidl-Trek encerra temporada após 9 vitórias em apenas 4 meses

Thibau Nys (Lidl-Trek) encerrou sua temporada de estrada neste domingo. No entanto, 2024 será lembrado como um ano marcante, para o jovem de apenas 21 anos. Em menos de quatro meses, Nys conquistou impressionantes nove vitórias, solidificando sua presença no ciclismo de estrada antes de voltar seu foco para a sua principal paixão, o Ciclocross.

“Agora, o foco será o Ciclocross”, declarou o atleta em suas redes sociais, encerrando uma campanha curta, porém impressionante.

Estreia com vitória no Tour de Romandie

A estreia de Nys em 2024 ocorreu no Tour de Romandie, uma corrida exigente do WorldTour que teve início em 23 de abril. Nys iniciava a temporada e já mostrava sua força, ao vencer a etapa em Salvan, superando o italiano Andrea Vendrame.

Pouco tempo depois, participou de sua primeira corrida de um dia do World Tour, Eschborn-Frankfurt, onde, embora tenha conseguido se posicionar no grupo certo, acabou enfrentando dificuldades e não conseguiu vencer.

girodociclismo.com.br thibau nys tour de romandie
Thibau Nys venceu a 2ª etapa do Tour de Romandie e assumiu a liderança da competição

Domínio no Tour da Hungria e Tour da Noruega

Após o início promissor, Nys seguiu para o Tour da Hungria, onde voltou a brilhar. O jovem belga venceu 2 das etapas mais difíceis, além de conquistar a Classificação Geral e a Classificação por Pontos, um feito impressionante para sua jovem carreira. Em seguida, no Tour da Noruega, ele continuou sua série de sucessos, vencendo já no primeiro dia da competição.

girodociclismo.com.br image 156
Thibau Nys no pódio do Tour da Hungria

Na Suíça, entretanto, a sorte foi mista. Após uma queda no GP des Kantons Aargau, Nys conseguiu se recuperar no Tour de Suisse, onde conquistou uma vitória em Rüschlikon, derrotando fortes adversários que se preparavam para o Tour de France.

Além disso, ele encerrou a primeira metade da temporada com um respeitável quarto lugar no difícil Campeonato Belga de estrada.

Elogios de Jonas Vingegaard

Na segunda metade de sua curta temporada de estrada, Nys competiu na Volta a Polônia e no Bretagne Classic. Na Polônia, o jovem belga novamente mostrou seu talento, vencendo 3 etapas em apenas 7 dias. O feito foi tão impressionante que até Jonas Vingegaard, vencedor do Tour de France, elogiou sua performance.

girodociclismo.com.br thibau nys polonia ii
Nys venceu 3 etapas na Polônia

Já na Bretanha, Nys participou do Bretagne Classic-Quest-France, onde terminou em quinto lugar. Embora o resultado tenha sido satisfatório, o belga revelou nas redes sociais que, em um dos momentos decisivos da corrida, tomou uma decisão errada que comprometeu sua posição final.

“Fisicamente, foi um dos meus melhores dias do ano, mas tomei uma decisão em um momento que provavelmente não deveria. Isso me fez perder o rumo”, admitiu o ciclista.

O Próximo Desafio: Ciclocross

Apesar das especulações de que Nys poderia competir no Mundial de Zurique, na Suíça, o belga já deixou claro, que sua atenção está voltada para o Ciclocross. Em uma publicação no Instagram, ele expressou sua gratidão à equipe Lidl-Trek pelo apoio na estrada e já começou a preparar seus seguidores para o que está por vir.

“Cross está ligando”, brincou ele nas redes sociais, deixando no ar a expectativa de seu retorno às competições de Ciclocross, onde deverá enfrentar três gigantes da modalidade, Mathieu Van der Poel, Wout Van Aert e Tom Pidcock.

girodociclismo.com.br image 160
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.