Lance Armstrong discorda da polêmica do percurso do Tour de France: “99,9% das vezes o melhor ciclista vence”

Lance Armstrong reuniu os seus convidados habituais para o seu programa “The Move”, um canal no YouTube, para discutir temas relacionados ao ciclismo. Nesta ocasião, eles se reuniram para comentar o percurso do Tour de France. Participaram da discussão seus colaboradores regulares, incluindo o ex-colega de equipe George Hincapie e o ex-diretor esportivo Johan Bruyneel.

Ciclismo hoje é diferente

A primeira declaração feita pelo ex-piloto da equipe US Postal enfocou a dificuldade de realizar análises no cenário atual do ciclismo, uma vez que a modalidade passou por mudanças significativas.

“O ciclismo evoluiu de tal maneira que estamos diante de um esporte desconhecido, com uma dinâmica de competição diferente, uma faixa etária variada entre os pilotos. Abandonou-se o conceito de contrarrelógio longo e várias outras convenções.”

girodociclismo.com.br lance armstrong discorda da polemica do percurso do tour de france 999 das vezes o melhor ciclista vence image
Lance Armstrong na época dos grandes Contrarrelógios

“O que está em jogo transcende a própria competição; estamos diante de um novo paradigma no ciclismo, e é essencial permitir que ele se desenvolva naturalmente.”

O mais forte sempre vence

Johan Bruyneel, deixa claro que o percurso não é decisivo: “Não importa qual seja o percurso, o ciclista mais forte vence a corrida, há Alpes duas vezes, há Pireneus, não termina em Paris, o que significa que haverá ataques nos últimos dias, mas no final o mais forte vencerá a corrida”.

Bruyneel destacou a dureza da primeira semana: “Na quarta etapa já chegamos às altas montanhas com o Galibier, é algo único, que vai selecionar 10-15 ciclistas no total, depois a caminho dos Pireneus e novamente para o Alpes, nunca vi o Tour passar duas vezes pelos Alpes, é algo único”.

girodociclismo.com.br lance armstrong discorda da polemica do percurso do tour de france 999 das vezes o melhor ciclista vence image 1
Lance Armstrong (amarelo) no Galibier em 2005

Para além de se tratar de um Tour de France especial e de muitos poderem criticar se existe ou não um Contrarrelógio por equipe, ou se as etapas são mais longas ou mais curtas, Armstrong concorda com os seus colegas ao dizer que “99,9% das vezes o melhor piloto vence o Tour de France independentemente do percurso”.

Assista o vídeo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.