Liège-Bastogne-Liège: Tadej Pogacar vence em mais um show de ciclismo, confira os resultados e assista a chegada
Tadej Pogacar venceu a Liège-Bastogne-Liège pela segunda vez. O ciclista da UAE Team Emirates fez um ataque fulminante na La Redoute e chegou às ruas de Liège com quase dois minutos de vantagem para o segundo colocado, Romain Bardet.
Mathieu van der Poel fechou o pódio na terceira posição, ao bater o reduzido pelotão.
A fuga do dia
As circunstâncias desagradáveis não incomodaram nem um pouco os nove ciclistas que abriram a fuga inicial. Enzo Leijnse (dsm-firmenich POST NL), Gil Gelders (Soudal Quick-Step), Loïc Vliegen (Bingoal WB), Rémy Rochas (Groupama-FDJ), Christian Scaroni ( Astana Qazaqstan), Lilian Calmejane (Intermaché-Wanty), Iván Romeo (Movistar), Fabien Doubey e Paul Ourselin (ambos TotalEnergies) uniram forças para tentar a sorte na La Doyenne.
Revés para Mathieu Van der Poel
A pouco menos de 100 quilômetros da chegada, o pelotão foi surpreendido por uma queda com muitos ciclistas. Van der Poel estava atrás, mas não chegou a cair no chão. O campeão mundial, no entanto, ficou 1 minuto atrás do pelotão e isso acabou obrigando sua equipe a sair em perseguição ao grupo principal, o que acabou tendo sucesso.
O ataque fulminante
Domen Novak foi o grande gregário de Pogacar e foi o primeiro a chegar ao pé da La Redoute. O esloveno trabalhou muito para Pogacar, que lançou o esperado ataque a um quilômetro do topo e imediatamente abriu uma grande vantagem.
O campeão olímpico Richard Carapaz saltou brevemente na roda de Pogacar, porém sem sucesso Ele quebrou algumas centenas de metros antes do topo.
Pogacar chegou sozinho ao topo da La Redoute. Sua vantagem sobre o grupo de perseguição era de dezoito segundos no topo. O segundo grupo incluía Maxim Van Gils , Ben Healy , Egan Bernal , Alexey Lutsenko e Mauri Vansevenant.
Pouco depois, os grupos perseguidores fundiram-se. Mattias Skjelmose , Romain Bardet e Tiesj Benoot, entre outros, retornaram, com Van der Poel, finalmente acompanhando os grupos da perseguição.
Ataque de Bardet pela 2ª posição
Romain Bardet atacou na última subida do dia, o Côte de la Roche-aux-Faucons e deixou para trás os seus companheiros de fuga. Neste momento Tadej Pogacar já estava em seu voo solo em direção à vitória.
Pogacar rumo à vitória
Tadej Pogacar rumou assim até o último quilômetro em Liège. Ele teve muito tempo para cumprimentar a torcida e preparar seu gesto de vitória. Para Pogacar, que venceu La Doyenne pela segunda vez na carreira, a vitória é sua sétima da temporada.
Bardet cruzou a linha em segundo e Van der Poel bateu o sprint do reduzido pelotão, para finalizar na 3ª posição.