Mathieu Van der Poel afirma querer quebrar recorde de De Vlaeminck: “É uma das razões pelas quais continuo correndo”
À medida que o retorno ao ciclocross de Mathieu van der Poel se aproxima, o atual campeão mundial, falou sobre como está sua preparação e o nível em que ele estará, quando chegar sua estreia, na atual temporada de ciclocross em Mol, no dia 22 de dezembro.
“Na semana passada voltei à Bélgica por alguns dias e fiz alguns treinos de ciclocross”, disse van der Poel em conversa com o canal belga Sporza. “Hoje treinei na praia pela segunda vez, aqui na Espanha. Minha forma na estrada é boa, mas isso nem sempre é referência para o ciclocross. O básico está em ordem.”
Ao contrário de seus rivais, Wout van Aert e Tom Pidcock, a peça central do calendário de ciclocross de van der Poel será o Campeonato Mundial de 2024 em Tabor.
“Com certeza terei que estar na minha melhor forma no Mundial, quer Wout e Tom participem ou não. Tenho que estar 100%”, diz o holandês, duvidando que seus antigos rivais participem. “Normalmente você segue sua programação. Suspeito que eles não participarão do Mundial, mas isso não muda a minha preparação.”
Recorde segue sendo objetivo
Com sua performance no Campeonato Mundial de Ciclocross atualmente de cinco vitórias (2015, 2019, 2020, 2021 e 2023), van der Poel está apenas duas vitórias atrás do recordista histórico, Eric De Vlaeminck.
“É uma das razões pelas quais continuo correndo”, admite van der Poel. “Fora isso, não tenho muitos objetivos no ciclocross. Esse recorde é um grande desafio, mas também é simplesmente ser Campeão Mundial.”