Mathieu van der Poel recebe fortes críticas após anunciar novo patrocinador “entendo as preocupações e respeito a voz de todos”
Mathieu van der Poel foi alvo de críticas nas redes sociais após anunciar, na tarde de quinta-feira, que se tornou o novo embaixador da Flyinggroup Aero, empresa especializada na gestão de jatos particulares.
A publicação do ciclista holandês no Instagram atraiu inúmeros comentários negativos de seguidores, que questionaram o impacto ambiental associado à aviação privada.
Para os críticos, a escolha do capitão da Alpecin-Deceuninck estaria promovendo uma indústria que, segundo eles, “não leva em conta o clima” e contraria os princípios de sustentabilidade frequentemente associados ao esporte.

“Entendo as preocupações e respeito a voz de todos”
A comoção gerada não passou despercebida pelo próprio Van der Poel. Na noite do mesmo dia, o ciclista decidiu se manifestar diretamente na seção de comentários da própria publicação, respondendo de forma transparente às preocupações levantadas por parte do público.
“Vi várias reações e quero ser franco sobre minha colaboração com a Flying Group como parceira sustentável. Entendo as preocupações com o meio ambiente e respeito a voz de todos”, declarou o holandês.
“Voar relaxado, com menos estresse e exposição, ajuda-me a manter o foco e a saúde”
Em sua resposta, Van der Poel justificou a parceria com base nas necessidades da sua carreira profissional e no equilíbrio necessário para manter alto rendimento no esporte.
“Ao mesmo tempo, a forma como viajo é importante para o meu esporte e para a minha carreira. Trabalho arduamente todos os dias para atingir o meu melhor desempenho, e isso significa fazer escolhas que protejam o meu tempo, a minha saúde e a minha paz de espírito. Voar relaxado, com menos estresse e exposição, ajuda-me a manter o foco e a saúde”, explicou.
Segundo o multicampeão, a parceria não deve ser interpretada como símbolo de ostentação. “Esta parceria não é sobre luxo, mas sim sobre desempenho, recuperação e o apoio que me ajuda a dar 100% sempre que apareço na linha de largada”, afirmou.

Compromisso com escolhas responsáveis
Van der Poel também fez questão de destacar seu compromisso com a responsabilidade, sem abrir mão dos objetivos profissionais.
“Sempre tento fazer escolhas responsáveis sempre que possível, mas também mantenho a dedicação que demonstrei aos meus objetivos”, concluiu. E, em tom conciliador, finalizou sua mensagem agradecendo aos que compreenderam sua posição: “Obrigado a todos que entenderam 🤝🏻”.