Mattias Skjelmose, um jovem escalador dinamarquês de 22 anos, tem mostrado um desempenho impressionante em sua carreira no ciclismo de estrada. No entanto, na terceira etapa do Tour da Suíça de hoje, Skjelmose também demonstrou suas habilidades como escalador. No primeiro desafio de escalada em direção a Villars-sur-Ollon, ele competiu de forma destacada contra ciclistas de renome como Remco Evenepoel, Juan Ayuso e Pello Bilbao.
Skjelmose respondeu ao ataque de Remco Evenepoel na subida final em direção à estação de esqui de Villars-sur-Ollon, que tinha 10,7 km a uma inclinação de 7,8%. “Remco estava muito rápido, embora, para ser honesto, eu estivesse mais preocupado com Felix Gall. Ele disparou como um foguete e eu não sabia se Remco estava apenas brincando ou se ele estava no limite.”
O campeão mundial estava no limite, e Skjelmose teve que perseguir o escapado Gall. “Eu tinha confiança em mim mesmo, principalmente porque a equipe estava me apoiando muito bem. Antes do início da etapa, eu tinha muitas dúvidas sobre minha capacidade de escalada. Talvez essa não tenha sido a subida mais difícil, mas ainda foi um longo trecho final. Depois de hoje, tenho menos dúvidas.”
O jovem Skjelmose já venceu o Tour de Luxemburgo no ano passado e teve sucesso nesta temporada no Ster van Bessèges e no Tour des Alpes Maritimes et du Var. Agora, o ciclista dinamarquês também conquistou sua primeira vitória no WorldTour. “Não consigo comparar essa vitória com nenhuma outra.”
Skjelmose assumiu a liderança do Tour da Suíça e agora também lidera a classificação geral. No entanto, ele não tem certeza se pode conquistar a vitória geral. “Certamente espero manter a camisa de líder. Há muitas equipes fortes nesta competição, mas faremos o nosso melhor. Espero que possamos defender a camisa até o último dia, e então será responsabilidade minha no contra-relógio.”