Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) venceu a Clásica Jaén com uma performance impressionante. O Campeão Mundial de 2014, venceu a corrida espanhola caracterizada por longos trechos de cascalho, após uma fuga.
Isaac del Toro (UAE Emirates-XRG) ficou com a segunda posição, enquanto o surpreendente Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma) completou o pódio. O favorito Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) não conseguiu disputar a chegada.
O percurso da Clásica Jaén 2025
A 4ª edição da Clásica Jaén apresentou um percurso de 169km com largada e chegada em Úbeda. Conhecida como a “Mini Strade Bianche” o destaque ficou por conta dos 10 trechos de terra distribuídos no percurso. O provável ponto-chave da prova seria a subida de 5,1 km em Mar de Olivos, que prometia quebrar o pelotão.

A fuga do dia
Desde o início, os favoritos precisaram trabalhar para reduzir a vantagem do grupo de escapados, composto por sete ciclistas: Yentl Vandevelde, Clément Alleno, Julen Arriola-Bengoa, Ibon Ruiz, Edgar Curto, Ricard Fitó e Adrian Benito Gonzalez.
Com uma vantagem inicial superior a 5km, os escapados não eram considerados uma grande ameaça, mas a diferença foi reduzida significativamente antes da primeira seção de cascalho.
Após diversos ataques e contra-ataques, com cerca de 45km para a chegada, 3 ciclistas caracterizaram o que seria a principal fuga do dia, com nomes de peso entre eles.

Michal Kwiatowski (INEOS), Brandon McNulty (UAE Emirates-XRG) e Ibon Ruiz (Kern-Pharma) tentavam tirar o favoritismo de Wout Van Aert (Visma-Lease a Bike), que comandava um grupo de perseguidores com 13 ciclistas (Egan Bernal, Ben Swift, Tim Wellens e Isaac del Toro entre eles). Com a diferença se mantendo ao redor de 30 segundos.
Entretanto, Wout van Aert (Visma), praticamente sozinho, tentava diminuir a diferença para a fuga. A UAE Emirates percebendo o movimento, permanecia na roda de Wout van Aert, preparando um possível contra-ataque.

Wout van Aert desiste da vitória
Com 30 quilômetros para a chegada o favorito à vitória, Wout van Aert percebeu que seu esforço não estava dando resultados e desiste da perseguição, ficando para trás, inclusive no grupo perseguidor.

Neste momento as chances de vitória para a fuga cresceram muito, uma vez que os principais ciclistas do grupo perseguidor estavam representados na fuga (INEOS Grenadiers e UAE Emirates-XRG). Nicholas Prodhome (Decathlon AG2R La Mondiale) passa a comandar o grupo que segue em busca dos fugitivos.
Furo de pneu tira Brandon McNulty da disputa
Com 14,5 km Brandon McNulty sofreu um furo de pneu e deu adeus à vitória, ficando para atrás. Assim, a fuga passou a ter somente 2 ciclistas, Michal Kwiatowski e Ibon Ruiz.

Isaac del Toro lança ataque
Para a UAE Emirates XRG, o cenário subitamente se tornou preocupante. A equipe precisou reorganizar sua estratégia, e Isaac del Toro lançou um ataque tentando alcançar Kwiatkowski, que já havia deixado para trás Ibon Ruiz.
No entanto, o mexicano não conseguiu fazer a diferença. Demonstrando toda a sua experiência, Kwiatkowski não permitiu que a vitória escapasse e pedalou forte rumo à vitória nos quilômetros finais.
Na reta de chegada, Kwiatkowski teve tempo de sobra para comemorar sua 32ª vitória na carreira. Em seguida, aconteceu a chegada de Isaac Del Toro que ultrapassou Ibon Ruiz, que coroou seu desempenho impressionante com o último lugar no pódio.

Assista a chegada
🏆🇵🇱Michał Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) se adjudica la 🇪🇸Clásica Jaén 2025 🇪🇸 #ClásicaJaén #Ciclismo pic.twitter.com/8rJvFEuPKK
— InfoCiclismo 🇪🇸 #ClásicaJaén (@infociclismoo) February 17, 2025
Resultados da Clásica Jaén 2025


