O Gran Camiño 2025: resultados da 4ª etapa, Sergio Chumil bate Derek Gee na Etapa Rainha: assista a chegada
O ciclista guatemalteco Sergio Geovani Chumil (Burgos Burpellet BH) venceu a 4ª etapa da O Gran Camiño, superando o líder da classificação geral, Derek Gee (Israel-Premier Tech).
Em uma exigente etapa de montanha, Chumil demonstrou grande resistência e potência na chegada ao Alto do Cebreiro, garantindo o triunfo em um sprint final apertado. Davide Piganzoli (Polti VisitMalta) completou o pódio na 3ª posição. Derek Gee por sua vez, ampliou a liderança da Classificação Geral.
Ataques tardios e forte marcação de Israel-Premier Tech
A etapa rainha do evento prometia desafios extremos, especialmente na subida final. O percurso de 136km começou de forma relativamente plana, mas logo se tornou um constante sobe e desce, dificultando a formação de uma fuga precoce.

A fuga do dia
Apenas a 90 km da chegada ocorreu o primeiro ataque, protagonizado por Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility). O Norueguês, que ocupava a 10ª posição na geral e representava uma ameaça real para Derek Gee.
Dversnes recebeu a companhia de Unai Esparza (Illes Balears Arabay), e juntos abriram mais de dois minutos de vantagem sobre o pelotão. No entanto, ao chegarem ao Alto Fonte da Saúde , faltando 62 milhas para o final , o grupo principal conseguiu neutralizar a investida.
Neste momento, novos ataques surgiram, com Ander Okamika (Burgos-BH), Asier Pablo Gonzalez (Illes Balears Arabay), Pedro Silva (Anicolor/Tien 21) e Matteo Scalco (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) tentando se destacar.

Vansevenant e Kulset tentam surpreender
A prova intensa em direção ao Alto Catroventos, a 40 km da chegada. Neste ponto, diversos ciclistas tentaram escapar, mas enfrentaram dificuldades para consolidar uma vantagem significativa. Mauri Vansevenant (Soudal-Quick Step) e Johannes Kulset (Uno-X) tentaram se posicionar na frente, mas não abriram uma margem confortável antes da subida ao Alto a Pitinidoira.
Derek Gee, com o apoio de seus companheiros da Israel-Premier Tech, manteve o controle da corrida. No final, o líder da geral se isolou com Sergio Chumil, na última subida do dia, enquanto os adversários tentavam alcançá-los.

Chumil leva melhor no sprint final
Na escalada ao Alto do Cebreiro, Jefferson Cepeda (Movistar) e Davide Piganzoli (Polti) ainda pretendiam se aproximar da dupla da frente, mas não conseguiram. Restando apenas os dois para disputar a vitória, Gee tentou manter Chumil afastado no sprint, mas o guatemalteco foi mais rápido e cruzou a linha de chegada no primeiro lugar.
Com o resultado, Chumil celebrou uma grande vitória, enquanto Gee, apesar de ficar em segundo lugar, conseguiu ampliar sua liderança na classificação geral, consolidando sua posição como principal candidato ao título de O Gran Camiño .

Assista a chegada
🇬🇹 Sergio Chumil a remporté la 4e étape du #OGC2025 #OGC25 devant Derek Gee. Piganzoli a fini 3e devant Cepeda. Gee reste leader du général devant Piganzoli pic.twitter.com/zIHOhGViyX
— 🚴 Les Rois du Peloton 🚲 (@LRoisDuPeloton) March 1, 2025