Oito equipes chefiam processo para revolucionar ciclismo com 250 milhões de Euros, UAE Team Emirates fora

Uma nova revolução pode estar a caminho para o esporte da bicicleta. A Saudi Investment Company SRJ Sport Investments revelou planos de investir cerca de 250 milhões de euros numa nova competição de ciclismo. Esta é uma subsidiária das poderosas reservas do Fundo de Investimento Público (PIF) do governo saudita, liderado pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman.

Um Novo Olhar para o Ciclismo Profissional

Segundo o jornal belga Het Laatste Nieuws, este fundo de investimento pretende virar o mundo do ciclismo de cabeça para baixo a partir de 2026. Os organizadores da Tour e Giro, ASO e RCS, responsáveis por muitas outras corridas, não fariam partes deste processo, mas Flanders Classics, que organiza o Tour de Flanders e outras clássicas belgas, bem como o Tour de Suisse, se mostrou interessado.

girodociclismo.com.br oito equipes chefiam processo para revolucionar ciclismo com 250 milhoes de euros uae team emirates fora tadej pogacar arco do triunfo
Empresa que organiza Tour de France não faz parte do novo investimento

Equipes “Fundadoras”

O fundo de investimento também está envolvendo de forma explícita as equipas nos planos. De acordo com o Het Laatste Nieuws, oito equipes são consideradas “fundadoras”. A lista inclui a Visma-Lease a Bike, EF Education-EasyPost, Alpecin-Deceuninck, Soudal Quick-Step, BORA-hansgrohe, Lidl-Trek, INEOS Grenadiers e Intermarché-Wanty.

girodociclismo.com.br oito equipes chefiam processo para revolucionar ciclismo com 250 milhoes de euros uae team emirates fora image 1
INEOS Grenadiers faz parte das “Equipes Fundadoras”

Participação Futura

A equipe UAE não estaria diretamente envolvida nas primeiras discussões, mas estaria registrada como ‘ouvinte interessada’. Astana Qazaqstan, Movistar, Decathlon, Arkea B&B Hotels, Cofidis, PostNL e a equipa Jayco-AlUla estão atualmente fora das conversas. As informações sobre a situação da Bahrain Victorious ainda é desconhecida.

Se tudo correr conforme planejado, a “Super Liga” será lançada em 2026, após o fim das atuais licenças World Tour em 2025, abrindo espaço para uma nova era no ciclismo profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.