Olav Kooij bate grandes sprinters na BEMER Cyclassics, António Morgado e Ivo Oliveira presentes, assista chegada
Neste domingo, o holandês Olav Kooij (Visma-Lease a Bike), bateu grandes nomes para conquistar a vitória na BEMER Cyclassics, em Hamburgo. Em um sprint massivo, Kooij superou Jonathan Milan (Lidl-Trek) e Biniam Girmay (Intermarché-Wanty), que finalizaram nas 2ª e 3ª posições respectivamente.
O percurso deste ano foi um pouco mais curto em relação ao ano anterior, com 177,5 quilômetros, enquanto em 2023 a prova contou com 205,4 quilômetros. Apesar da redução no trajeto, o final emocionante manteve-se, com a exigente subida de Waseberg, de 800 metros e 8% de inclinação, desempenhando um papel crucial.
Corrida marcada por mudanças e desafios
A edição deste ano da BEMER Cyclassics teve um início diferente, devido a um acidente envolvendo um helicóptero no percurso, o que forçou a organização a atrasar a largada e encurtar o trajeto.
Cinco ciclistas formaram a fuga do dia: Michael Morkov (Astana Qazaqstan), Taco van der Hoorn (Intermarché-Wanty), Stefan de Bod (EF Education-EasyPost), Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale) e Cyrus Monk (Q36.5 Pro Cycling).
Apesar do esforço, quatro equipes estavam determinadas a não deixar a fuga prosperar: Lidl-Trek, Alpecin-Deceuninck, Visma-Lease a Bike e Red Bull-BORA-hansgrohe. Com 25 km restantes, o pelotão neutralizou a fuga, preparando o cenário para o sprint final.
O caos do sprint final
Nos últimos quilômetros, a equipe Red Bull-BORA-hansgrohe parecia ter o controle da situação, com seus velocistas bem posicionados. No entanto, o cenário mudou completamente em um último quilômetro caótico, com a equipe alemã cercada de todos os lados. Em meio a essa confusão, Olav Kooij manteve a calma e conseguiu se destacar, mesmo após uma preparação conturbada devido a uma queda no Renewi Tour.
Kooij abriu o sprint e parecia a caminho de uma vitória tranquila, até que Jonathan Milan encontrou uma abertura e iniciou uma forte recuperação. Contudo, o italiano não conseguiu superar o holandês a tempo, e Kooij cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, garantindo sua vitória por uma margem apertada.
Ciclistas portugueses presentes
Portugal esteve representada por Ivo Oliveira e António Morgado (UAE Team Emirates). Os ciclistas não conseguiram um bom posicionamento no final da prova, acabaram sobrando do pelotão principal e finalizaram a prova nas 109ª e 110ª posições respectivamente.