Pavel Sivakov é campeão da Ruta del Sol 2025, Jon Barrenetxea vence 5ª etapa, confira os resultados e a chegada
Jon Barrenetxea (Movistar) brilhou na última etapa da Ruta del Sol 2025 ao vencer um sprint reduzido entre os líderes de uma fuga que se destacou do pelotão. O espanhol superou os noruegueses Tobias Halland Johannessen (Uno-X Mobility) e Johannes Staune-Mittet (Decathlon AG2R) para conquistar a vitória.
Enquanto isso, Pavel Sivakov (UAE Emirates XRG) garantiu o 2º título do dia para a UAE Emirates-XRG. Após a vitória de Tadej Pogacar, no UAE Tour, Pavel Sivakov finalizou a 5ª etapa junto ao pelotão e venceu a Classificação Geral da Vuelta a Andalucia-Ruta del Sol.

A etapa
A 71ª edição da Ruta del Sol encerrou-se com uma 5ª etapa de contrastes, em 168km. O percurso inicial era montanhoso, com ascensões como o Puerto del Madroño e duas subidas não categorizadas, seguidas pelo Puerto del Espino (9,1 km a 5,1%), cuja descida levou os ciclistas a um trecho plano até La Línea de la Concepción, no extremo sul da Espanha, próximo à Baía de Gibraltar.

A fuga do dia
A primeira hora de prova foi intensa, com diversos ataques em busca da fuga do dia. Vinte ciclistas conseguiram se destacar, incluindo nomes como Johannes Staune-Mittet, Enric Mas, Omar Fraile, Axel Laurance, Pierre Latour, Iván Ramiro Sosa, Giovanni Carboni, Andreas Leknessund, os irmãos Johannessen, Milan Lanhove e Floris De Tier.

Apesar da presença de atletas fortes, a fuga nunca teve mais de 3min de vantagem, devido ao controle da UAE Emirates XRG, que manteve um ritmo constante, permitindo a chegada da fuga, o que garantiria o título geral para Sivakov.

Ataques no final e triunfo de Barrenetxea
Nos últimos 50 km, a fuga manteve cerca de 1min 30seg de vantagem. A definição da etapa foi marcada por constantes ataques, especialmente nos 20 km finais, quando seis ciclistas abriram vantagem: Staune-Mittet, Johannessen, Barrenetxea, Thomas Gachignard (TotalEnergies), Iker Mintegi (Euskaltel-Euskadi) e Carboni (Unibet Tietema Rockets).
Contudo, uma curva escorregadia causou a queda de Mintegi e Gachignard, enquanto Carboni perdeu contato com os líderes. No sprint final, Staune-Mittet atacou, mas Barrenetxea soube aproveitar o momento para vencer de forma convincente, apesar das reclamações de Johannessen.

Na Classificação Geral a vitória ficou com Pavel Sivakov (UAE Emirates-XRG), que cruzou a linha de chegada junto ao pelotão. O francês subiu ao pódio ao lado de Clément Berthet (Decathlon AG2R) e Tom Pidcock (Q36.5).
Assista a chegada
🥇 Jon Barrenetxea 🇪🇦 conquista a 5ª e última etapa da Vuelta a Andalucia! 🇪🇦
— Mundo do Ciclismo (@mundociclismo22) February 23, 2025
🏆 Pavel Sivakov 🇨🇵 vence a Ruta del Sol!#vueltaandalucia #rutadelsol
pic.twitter.com/iBGqKv9tcl