Plataforma Zwift cancela 5ª etapa do World Series devido a problemas dos dados de potência

A Zwift anunciou a suspensão temporária da Zwift World Series, uma competição de cinco corridas, devido a problemas técnicos relacionados aos dados de potência dos treinadores indoor. A decisão foi tomada após a identificação de discrepâncias nos níveis de potência de alguns ciclistas, que apresentaram um aumento anormal de até 8%.

Diferenças entre dispositivos evidenciaram os problemas

Os problemas surgiram em situações de alto torque e baixa cadência, especialmente em treinadores indoor das marcas Wahoo e Elite. Segundo a plataforma, esses erros não estão relacionados a práticas de trapaça, mas a falhas técnicas no hardware.

A detecção dessas inconsistências foi possível devido ao protocolo de medição dupla exigido para competições de elite no Zwift. Nesse sistema, os atletas devem utilizar tanto o medidor de potência integrado ao treinador indoor quanto um dispositivo externo, como pedais ou pedivelas, para comparar os esforços. As diferenças entre os dois dispositivos evidenciaram os problemas.

girodociclismo.com.br plataforma zwift cancela 5a etapa do world series devido a problemas dos dados de potencia image 4
Além do sistema Zwift, o competidor necessita de outro registro de potência

Cancelamento da 5ª Corrida

A quinta corrida da série, inicialmente programada para acontecer nesta quinta-feira, 05.12, foi cancelada. A Zwift comunicou a decisão por e-mail aos usuários. O diretor de competições da Zwift, Sean Parry, explicou:

“Esta decisão foi tomada após pesquisas minuciosas e é motivada pelo nosso desejo de defender a reputação do nosso esporte e proteger o bem-estar dos atletas.”

girodociclismo.com.br plataforma zwift cancela 5a etapa do world series devido a problemas dos dados de potencia image 6

Zwift reconheceu os problemas

A Zwift reconheceu que os problemas não afetam todos os participantes, mas que seu impacto sobre os ciclistas de elite e o processo de verificação é significativo, conforme destacou Sean Parry.

“Nesta temporada da Zwift World Series vimos e continuamos a ver um volume muito maior de problemas de precisão de hardware do que nunca. Infelizmente, isto resultou em muitas anulações, incerteza entre corridas para os atletas e criou desafios significativos para a nossa equipe de verificação de desempenho”.

“Compreendemos e simpatizamos com a pressão que isto colocou sobre os ciclistas durante a competição e isto é algo que não podemos permitir que continue”, finalizou a empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.