Primoz Roglic surpreendeu a todos ao vencer o Giro d’Italia, especialmente ao tirar a liderança de Geraint Thomas no penúltimo dia da competição. Durante o contra-relógio de subida ao Monte Lussari, Roglic demonstrou um desempenho excepcional, sendo 40 segundos mais rápido que Thomas. Essa diferença de tempo foi crucial para a vitória geral de Roglic na competição.
Durante a difícil ascensão, no entanto, as coisas não pareciam boas por um momento. Em uma parte da subida, a corrente de Primoz Roglic caiu, trazendo à memória o drama do Tour de France de 2020 em La Planche des Belles Filles, quando o esloveno perdeu o Tour de France para seu compatriota Tadej Pogacar. Levou um tempo para que Roglic conseguisse recolocar a corrente, mas então ele recebeu ajuda de uma fonte inesperada: um torcedor esloveno que testemunhou toda a situação o empurrou de volta para a estrada. Mais tarde, descobriu-se que esse torcedor era seu ex-companheiro da equipe eslovena de saltos de esqui.
Alguns torcedores eslovenos já imortalizaram aquele momento épico. Exatamente no local onde Roglic perdeu sua corrente, eles martelaram uma placa de metal na estrada. “Na tem mestu se je swift z verige”, diz. Traduzido livremente: “Sua corrente caiu neste lugar”.