Remco Evenepoel recebeu o prêmio Flandrien 2024, concedido pelo tradicional jornal belga Het Nieuwsblad. Em entrevista ao jornal Flamengo, o líder da Soudal Quick-Step, de 24 anos, relembrou os desafios e aprendizados da sua primeira participação no Tour de France e admitiu a possibilidade de tentar fazer a dobradinha Giro/Tour em 2025.
Difícil preparação para o Tour de France
Assim como Jonas Vingegaard, Remco Evenepoel encontrou muita dificuldade na sua preparação para o Tour de France, após a queda na 4ª etapa da Volta ao País Basco, que impactou sua preparação final.
“Tenho certeza de que, por causa daquela preparação apressada, perdi alguma porcentagem de forma e estive menos descansado na última semana”, afirmou Evenepoel, confirmando que o cansaço foi um fator na etapa decisiva.
Questionado se uma preparação melhor poderia ter gerado um resultado ainda mais expressivo, o ciclista respondeu com realismo: “Sim, mas Vingegaard também teve uma corrida interrompida e terminou três minutos à minha frente.”
“Pânico na 17ª etapa do Tour de France”
Para Evenepoel, a experiência no Tour de France foi uma oportunidade de aprendizado. Ele acredita que em 2025 ainda estará mais preparado, devido ao conhecimento adquirido nesta temporada.
“A diferença em 2025 terá que vir da minha experiência adquirida. Agora sei que tenho que ousar nos dias em que realmente me sinto bem”, explicou o belga.
Evenepoel cita a 17ª etapa, com finalização na estação de esqui de Superdévoluy, onde ele ganhou 10 e 12 segundos de tempo sobre Pogacar e Vingegaard. “Em termos de sentimento, foi meu melhor dia de 2024, melhor ainda do que nos Jogos Olímpicos. Estava muito bem, mas tinha medo de dar um passo à frente”.
“Vi que eles não estavam reagindo ao meu ataque e pensei: o que é isso? Tive uma espécie de pânico: devo continuar ou ter uma reserva? Haveria mais naquele dia. Se eu me encontrar nessa situação no próximo ano, sei que terei que dar tudo de mim”, finaliza Remco Evenepoel.
Reveja o ataque de Remco Evenepoel
Possibilidade real de uma dobradinha Giro/Tour
Após o final de sua temporada de sucesso, as expectativas para 2025 são grandes, e a agenda de competições de Evenepoel já gera especulações. Segundo o próprio ciclista, há possibilidade de competir tanto no Giro d’Italia quanto no Tour de France.
“No ano passado a combinação não era possível se você quisesse estar no topo dos Jogos”, explicou. “Agora podemos considerar isso, mas primeiro vamos esperar e ver o percurso do Giro. Se eu andar no Giro, não vou correr na Flèche Wallonne e na Amstel. Nunca vou pular a Liège-Bastogne-Liège se estiver saudável”, finalizou Remco Evenepoel.