Rui Costa tem bom início no Tour de Suisse, ciclista revela objetivos na temporada, após grave queda

Rui Costa venceu o Tour de Suisse três vezes consecutivas no início da sua carreira (2012, 2013 e 2014), e agora o português regressa de lesão bem a tempo, para a edição deste ano, demonstrando já na 1ª etapa, com chegada em sprint, uma promissora recuperação, ao finalizar na 5ª colocação.

Na primavera, Rui enfrentou uma série de desafios, após fraturar a clavícula e a escápula durante a Volta ao Algarve, em fevereiro. Esse incidente dificultou o início de sua primeira temporada com a EF Education-EasyPost.

Tour de Suisse é um teste importante

Com o Tour de France se aproximando, Rui dedicou-se intensamente à sua recuperação, visando retomar sua forma competitiva. O Tour de Suisse está sendo um teste importante para ele, com várias etapas montanhosas clássicas e quatro jornadas extenuantes pelos Alpes.

Em entrevista ao canal oficial da EF Education-EasyPost, Rui compartilhou suas expectativas para a temporada, que, após as lesões, está efetivamente começando agora, para o Campeão Mundial de 2013. “É bom estar de volta ao time. Os últimos meses não foram fáceis devido ao meu acidente”, disse ele.

girodociclismo.com.br rui costa e o desafio do retorno tour de suisse 2024 image 5
Rui Costa (dir.) está feliz após inicio de temporada acidentado

Fraturas na clavícula e escápula

“Quebrei minha clavícula e minha escápula. Foi a primeira vez que quebrei alguma coisa, e passar por isso foi desafiador. As primeiras semanas foram muito dolorosas e difíceis, mas o importante é que a minha recuperação correu bem. Agora estou de volta e progredindo mais a cada dia.”

“Desde o momento da queda, eu sabia que ainda havia tempo para retornar às grandes corridas. Agora estamos aqui no Tour de Suisse, uma corrida que significa muito para mim. Trabalhei muito para chegar aqui”, complementou Rui Costa.

girodociclismo.com.br rui costa e o desafio do retorno tour de suisse 2024 image 7
Rui Costa sofreu grave queda na Volta ao Algarve

Apoiar Richard Carapaz no Tour de Suisse

Sobre suas ambições para o Tour de Suisse deste ano, Rui comentou: “Voltar para uma corrida como o Tour de Suisse, onde muitos ciclistas querem ter um bom desempenho e se preparar para o Tour, é desafiador. Meu foco é ajudar nossa equipe, especialmente Richie Carapaz, que é o nosso líder na competição. Meu objetivo principal é apoiá-lo para conseguir um ótimo resultado.”

girodociclismo.com.br rui costa e o desafio do retorno tour de suisse 2024 image 3
Rui Costa e seu capitão Richard Carapaz

Tour de France

Quanto à sua participação no Tour de France, Rui expressou: “Estar no Tour de Suisse já significa muito para mim. Para ir ao Tour de France, preciso fazer um bom desempenho aqui. Desde a minha queda, esse foi o meu foco e motivação. Suisse é o teste perfeito para mim agora”.

“O Tour de France é uma corrida única, com muito estresse e ambição. Sou novo na equipe e o percurso deste ano é muito interessante, começando na cidade onde venci o Campeonato Mundial. Fazer parte do elenco do Tour este ano seria especial para mim”, finalizou Rui Costa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.