Sram lança novo grupo de peças Red AXS, “o grupo eletrônico mais leve já produzido”

A SRAM lançou recentemente o seu novo conjunto de grupos RED AXS, buscando capitalizar o sucesso do seu antecessor. Este conjunto de grupos é visualmente diferente do modelo anterior, mas as mudanças vão além da superfície. Ele se propõe a ser o mais simples de configurar, usar e adaptar às suas necessidades, enquanto se autodenomina “o grupo eletrônico mais leve do mercado”.

E é nessa facilidade de uso que residem também as maiores diferenças em relação ao seu antecessor.

Os componentes já foram vistos com frequência no Giro d’Italia, conforme revelou o Giro do Ciclismo aqui mas o anúncio oficial não havia sido feito. Até hoje, porque a SRAM anunciou a novidade sobre a renovação do seu grupo topo de gama.

girodociclismo.com.br surge novo grupo de pecas sram red no giro ditalia modelo ainda nao disponivel image 8
Lidl-Trek já estava utilizando o novo grupo

Frear ficou mais fácil

O mais surpreendente é que parar a bicicleta é muito mais fácil do que antes, segundo a SRAM. Isto significa que será necessário aplicar muito menos pressão com as mãos para travar eficazmente.

De acordo com a SRAM, a travagem e a mudança de velocidades devem ser possíveis com um dedo. Frear com as mãos em cima das alavancas de freio exigiria 80% menos força do que antes. Das alavancas seriam necessários 33% de força, em comparação com a versão anterior do RED eTap AXS.

Isso ocorre porque o funcionamento interno das alavancas de freio mudou consideravelmente. A SRAM desenvolveu um novo pistão e mudou sua posição na alavanca do freio.

girodociclismo.com.br novo grupo sram red image 7

Personalização da posição do freio

O que também contribuiria para uma travagem mais fácil é a nova ergonomia das manetes de freio (travão em Portugal). A cabeça da alavanca do freio ficou muito mais fina, enquanto a própria alavanca está mais próxima do guidão. Além disso, você pode personalizar facilmente a posição da alavanca: apertando um parafuso você aproxima ou afasta a alavanca do guidão.

Devido à nova ergonomia dos manetes de freio, a SRAM também recomenda montá-las de forma ligeiramente diferente, inclinadas 7 graus para cima. A comodidade disso também foi levada em consideração: as borrachas da alavanca do freio possuem ranhuras que proporcionam maior aderência, mas também servem como indicação de instalação correta.

Botões adicionais nos manetes de freio

Existem dois botões adicionais na parte interna da cabeça das alavancas de freio. Você pode usar esses botões para mudar de marcha como padrão, mas através do aplicativo SRAM AXS você também pode configurá-los para controlar outros dispositivos com conexão ANT+.

girodociclismo.com.br sram lanca novo grupo de pecas red axs o grupo eletronico mais leve da historia image

Pinças de freio com mudanças

As próprias pinças de freio também sofreram algumas alterações. Isso significa que as pastilhas de freio ficam um pouco mais afastadas do disco, o que reduz a chance de travamento dos freios.

girodociclismo.com.br novo grupo sram red image 9

Mudanças de velocidade foram melhoradas

Além de mudanças mais fáceis, o novo RED AXS também muda melhor. Embora o câmbio traseiro permaneça praticamente inalterado, a diferença está principalmente no câmbio dianteiro. Anteriormente, essa era uma das deficiências do RED: especialmente ao voltar para a coroa interna, a corrente às vezes queria cair.

girodociclismo.com.br novo grupo sram red image 3

Uma gaiola mais estreita torna a mudança do câmbio dianteiro mais direcionada e rápida. Além disso, o câmbio dianteiro se move em pequenos passos, dependendo da posição do câmbio traseiro. Isso garante que sua corrente não fique apertada apesar da gaiola mais estreita.

A montagem e o ajuste também seriam mais fáceis: foi desenvolvida uma nova ferramenta com a qual você pode facilmente montar o câmbio corretamente, enquanto os parafusos limitadores de ajuste do câmbio foram movidos para a frente, onde antes ficavam no interior.

Grupo eletrônico mais leve da história

O peso do grupo como um todo também foi reduzido. O conjunto de grupos é 153 gramas mais leve que seu antecessor, para um peso total de 2.649 gramas (ao usar um pedivela 48-35, pedivelas de 172,5 mm de comprimento, um cassete 10-28 e discos de freio de 160 mm). De acordo com a SRAM, isso o tornaria o grupo eletrônico mais leve de todos os tempos.

Esses ganhos foram alcançados em vários lugares. O câmbio traseiro seria 16 gramas mais leve, o pedivela 29 gramas mais leve.

girodociclismo.com.br sram lanca novo grupo de pecas red axs o grupo eletronico mais leve da historia image 2
Câmbio traseiro 16 gramas mais leve

Corrente também com mudanças

A corrente não foi esquecida com a SRAM revestindo os elos internos e os rolos com cromo para aumentar a durabilidade, ao mesmo tempo que consegue reduzir o peso em 13 gramas.

girodociclismo.com.br novo grupo sram red image 11

As baterias e carregadores RED AXS permanecem inalterados em relação ao seu antecessor e outros conjuntos de grupos AXS e eTap AXS atuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.