Na 2ª etapa do Giro d’Italia, o esperado aconteceu; Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) veste a Maglia Rosa. Na etapa de Oropa, o ciclista esloveno com mais um ataque fulminante, deixou seus adversários para trás, e mais uma vez venceu com autoridade, abrindo uma vantagem de pouco menos de meio minuto sobre Daniel Martinez (BORA-Hansgrohe), o 2º colocado.
Vitória em todos os Grand Tours
Com esta vitória, Pogacar agora ostenta vitórias de etapa em todas as grandes voltas. “Isso sempre foi um objetivo para mim desde a vitória no Tour, é fantástico”, declarou o novo líder do Giro d’Italia 2024 após a etapa.
“Este era um dos meus sonhos após vencer uma etapa no Tour”, compartilhou Pogacar após a vitória. O ciclista esloveno já havia triunfado em etapas da Vuelta e do Tour de France em 2020. “A única que me faltava era uma etapa no Giro, e isso sempre esteve em minha mente. Poucos ciclistas alcançaram esse feito, e isso é significativo no ciclismo. Estou muito feliz por isso.”
Pneu furado quase estraga os planos
Pouco antes da subida final, o líder da equipe UAE Team Emirates escapou ileso de um contratempo. Após um pneu furado, ele caiu durante ao frear, conforme informou o Giro do Ciclismo aqui. “Mantive a calma. Bati em um buraco e a roda derrapou. Fiquei um pouco confuso porque planejava parar antes da curva, não depois dela”.
“No entanto, a equipe no carro de apoio gritou para eu parar depois, o que me confundiu, mas não foi nada grave. A equipe me trouxe de volta rapidamente.”
Sonho realizado
O ciclista esloveno também demonstrou confiança em manter a liderança nos próximos dias, que serão dominados por etapas favoráveis aos velocistas. “Meu objetivo hoje era vencer uma etapa e testar minhas pernas. Sonhava em vestir a camisa rosa. Agora podemos correr um pouco mais tranquilos com a equipe e nos concentrar em permanecer seguros nos sprints.”