Tadej Pogacar conquista o Prêmio Vélo d’Or em noite de gala em Paris, esloveno vence também o prêmio Eddy Merckx
Tadej Pogacar concluiu a temporada 2024 em grande estilo, sendo coroado com dois dos mais prestigiosos prêmios do ciclismo: o Vélo d’Or e o Prêmio Eddy Merckx para o melhor ciclista de provas clássicas do ano. O ciclista recebeu a premiação do L’Équipe, na noite desta sexta feira, 6 de dezembro em Paris.
A belga Lotte Kopecky recebeu o mesmo prêmio na categoria feminina. Esta é a segunda Golden Bike do Esloveno, que já havia conquistado o troféu em 2021, consolidando um ano em que registrou um desempenho poucas vezes visto na história do ciclismo.
A temporada da Tríplice Coroa
Pogacar, representante da UAE Team Emirates, alcançou feitos históricos, colocando-se ao lado de lendas como Eddy Merckx e Stephen Roche. Ele se tornou o terceiro ciclista na história a conquistar a Tríplice Coroa em uma única temporada, ao vencer o Giro d’Italia, o Tour de France e o Campeonato Mundial de Estrada.
Todas essas conquistas fizeram com que o melhor ciclista da temporada recebesse o mais cobiçado prêmio da noite, o Vélo d’Or.
inarrêtable, unstoppable, Tadej Pogacar (@TamauPogi) remporte/wins le Vélo d’Or 2024 !#velodor avec @TISSOT et @MaillotjauneLCL pic.twitter.com/RaIztkrqkl
— L'ÉQUIPE (@lequipe) December 6, 2024
Troféu Eddy Merckx “talvez um dia meu nome esteja nele”
Além do Vélo d’Or, Pogacar também foi homenageado com o troféu Eddy Merckx, que celebra o domínio nos clássicos, uma especialidade que ele vem aperfeiçoando ano após ano. “Talvez um dia meu nome esteja neste troféu”, brincou Pogacar ao receber o prêmio.
🏆 Tadej Pogacar with the Eddy Merckx Trophy : "Maybe one day, there will be my name!"
— L'ÉQUIPE (@lequipe) December 6, 2024
🏆 Tadej Pogacar avec le Trophée Eddy Merckx : « Peut-être qu'un jour il portera mon nom ! »#velodor pic.twitter.com/CynlIQdT2y
Demais prêmios da noite
Além de Pogacar, outros nomes importantes do ciclismo foram reconhecidos em 2024. Entre eles:
- Luis Ángel Maté recebeu o Prêmio Gino Mäder , em homenagem às suas contribuições para causas sociais.
- Romain Bardet foi laureado com o Troféu Bernard Hinault .
- Harrie Lavreysen foi escolhido como o melhor ciclista do mundo nas modalidades olímpicas.
- Pauline Ferrand-Prévot recebeu o Prêmio Daniel Morelon de melhor ciclista francesa.
- Alexandre Léauté foi reconhecido como o melhor paraciclista do ano.